Encontro reuniu e capacitou profissionais da rede básica de saúde do município
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Núcleo de Saúde da Criança, promoveu na tarde da última terça-feira (16), no auditório da instituição, em alusão ao mês da conscientização sobre o câncer infantojuvenil, a palestra “Diagnóstico precoce pode salvar vidas!”.
O encontro reuniu e capacitou cerca de 60 profissionais da rede básica de saúde do município. “Hoje, o mais importante é que os profissionais estejam treinados e capacitados para fazer o diagnóstico precoce da doença. Isto certamente ajudará a salvar muitas vidas”, comentou a oncologista pediatra da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Larissa Prandi Ortolan.
Segundo a médica Larissa Ortolan, atualmente no Brasil, os índices de mortalidade infantil com o câncer infantojuvenil são elevados e necessitam de ampla divulgação. “Cerca de 40% das crianças diagnosticadas com a doença vão a óbito no país e o nosso objetivo é reduzir este índice para menos da metade, ou seja, abaixo de 20%. Com o diagnóstico precoce podemos melhorar estes números e, principalmente, trazer mais esperança de cura”, reforçou a oncologista pediatra.
Para a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, a capacitação dos profissionais da rede básica foi extremamente importante e ajudou a solucionar dúvidas sobre o tema. “Os nossos profissionais estão devidamente capacitados e bem treinados para diagnosticar precocemente o câncer infantojuvenil. A capacitação foi bastante válida e oportuna. A nossa rede básica tem condições de atender as demandas e providenciar um acompanhamento mais humanizado e acolhedor para os novos casos da doença”, finalizou a médica Paloma Libanio.
Fotos: Divulgação