Encontro reuniu dezenas de representantes do setor e também lideranças da sociedade civil
Representantes da sociedade civil, do setor hospitalar e gestores públicos participaram na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, da apresentação do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses.
A iniciativa da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, tem o objetivo de estabelecer diretrizes e ações para a prevenção, controle e resposta às arbovirores urbanas transmitidas pelo Aedes Aegypti, com destaque para dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A abertura do encontro foi realizada pela da superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Roberta Cardozo Flores – que representou a secretária municipal, Paloma Libanio, no evento. “A nossa secretária está em São Paulo viabilizando recursos financeiros para o município. Este Plano Municipal é de suma importância para a nossa cidade e vai colaborar bastante no controle e prevenção das arboviroses”, destaca Roberta Flores.
Entre as ações previstas pelo Plano Municipal de Enfrentamento estão: monitoramento dos dados epidemiológicos; capacitação de profissionais da área da saúde sobre o Aedes Aegypti; divulgação das ações de combate do mosquito e também de campanhas publicitárias para alertar a população sobre a prevenção e os cuidados com as arboviroses, principalmente com a dengue.
“Este plano foi construído de forma conjunta, envolvendo diferentes setores estratégicos – como a Vigilância em Saúde, a Atenção Primária, Assistência Especializada, entre outros. Ele tem como objetivo organizar e unificar as ações dos serviços de saúde do município, garantindo que todos os profissionais saibam como agir e encaminhar corretamente, assegurando um cuidado ágil e de qualidade para a população”, afirma a enfermeira chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Suellen Crepaldi, que fez a explanação do documento.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a proposta é reduzir, de maneira contínua e sustentável, a incidência e os impactos decorrentes das doenças transmitidas pelo Aedes, por meio de estratégias que envolvam não apenas os serviços de saúde, mas também a participação popular.
“O nosso plano atende às normas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual. Ele contempla e trata de outras ações importantes, como a gestão do Comitê de Enfrentamento e de um Plano de Contingência, caso haja a necessidade de ser implementado. Precisamos do apoio de todos para que possamos combater o Aedes Aegypti e evitar que as suas doenças se proliferem. A nossa principal missão com este Plano Municipal é salvar vidas”, ressalta a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Durante o período da tarde, o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses foi apresentado para os representantes do Conselho Municipal da Saúde (COMUS).
Capacitação
Na segunda-feira (29), das 9h às 11h, será realizada no auditório da Secretaria Municipal da Saúde uma capacitação dos supervisores da saúde e gestores da área administrativa da Divisão de Zoonoses para esclarecimentos sobre a implantação do Plano Municipal.
“Vamos capacitar os nossos profissionais que atuam diretamente no controle e dar a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do nosso Plano Municipal. Com diálogo e apoio da população, vamos vencer esta batalha contra o mosquito Aedes Aegypti”, finaliza Paloma Libanio.
Fotos: Divulgação