Mais de 400 atendimentos foram promovidos nas unidades de saúde do município e também no estacionamento do Supermercado São Francisco
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nos dias 17 (sexta-feira) e 18 (sábado), nas unidades de saúde do município, diversas ações para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero e também do combate à sífilis e à sífilis congênita.
No dia 17, todas as unidades de saúde promoveram atividades de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama – que foi celebrado no último domingo (dia 19).
No dia 18 (sábado), as ações de prevenção tiveram prosseguimento em três Unidades da Saúde da Família (USF): Teruel, Padre Nóbrega e JK, com atendimento ao público feminino, das 7h às 13h. Além disso, no Supermercado São Francisco, da zona Norte, equipes do projeto “Saúde até Você” promoveram atividades, como: testes rápidos para glicemia; aferição da pressão arterial; e orientações sobre os cuidados com o corpo.
Segundo o Núcleo da Saúde da Mulher, no total, mais de 400 atendimentos foram realizados para exames de papanicolau e de mamografia, além da divulgação de informações sobre os demais serviços prestados pela Secretaria Municipal da Saúde.
“Tivemos diversas atividades especiais, como rodas de conversa, palestras e distribuição de panfletos, sobre a importância do diagnóstico precoce e também para orientar as mulheres e gestantes que compareceram nas unidades de saúde e no estacionamento do Supermercado São Francisco. Tudo foi preparado com muito amor e carinho pelas nossas equipes de trabalho. E ficamos muito satisfeitos com o empenho de todos”, disse a enfermeira e coordenadora do Núcleo da Saúde da Mulher e da Gestante, Carolina Guizardi Polido.
Para a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, estas ações de prevenção são muito importantes e incentivam os cuidados com o próprio corpo. “Apesar das chuvas, nossas equipes se desdobraram na sexta e no sábado para propiciar um atendimento humanizado e acolhedor. É um mês muito especial para o autocuidado das mulheres e as nossas unidades de saúde vão continuar atendendo e promovendo atividades que valorizem ainda mais o Outubro Rosa e Verde”, ressaltou Paloma Libanio.
Fotos: Divulgação