Sessão de “As primeiras” será às 20h na Sala Municipal de Projeção do CCM “Emílio Pedutti Filho”
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura de Marília, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, por meio do Programa Pontos MIS, apresenta nesta quinta-feira, 23/10, às 20h, sessão especial de cinema, com exibição do filme “As Primeiras”, documentário que retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, com aproximadamente 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil.
A sessão é gratuita e acontecerá na Sala Municipal de Projeção do CCM “Emílio Pedutti Filho”, que fica no Complexo Cultural Braz Alécio – lozalizado na Avenida Sampaio Vidal, 245 , piso superior.
Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som. Em Marília, com parceria com a Secretaria Municipal da Cultura promove exibições de filmes, oficinas e exposições.
O Filme:
As Primeiras – Ano: 2024; País: Brasil; Duração: 1h17min; Classificação: 12; Direção: Adriana Yañez.
O documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres. As experiências vividas em viagens pelo mundo jogando futebol com a camisa da seleção nos anos 80 e 90, porém, não garantiu a elas nenhuma notoriedade. Suas histórias nunca foram contadas e o retorno financeiro que receberam na época foi irrisório. Cada uma encontrou novos caminhos e novos sentidos pra rotina depois que a vida dentro do campo foi interrompida. A maioria vive hoje de trabalhos informais, como vendedora ambulante, Uber, churrasqueira, pedreira e treinadora de futebol em projetos sociais.
O filme acompanha de modo intimista a rotina de cada uma delas atualmente, refletindo para onde foram os planos sonhados, como lidam com a memória, escolhas e envelhecimento.
Além do dia a dia, acompanhamos também os encontros do grupo para jogar uma pelada e assistir aos consecutivos jogos do Brasil na Copa do Mundo Masculina (2022). A televisão torna-se um dispositivo para comentários, emoções e histórias. O laço de uma amizade de décadas se apresenta através de um cuidado mútuo cheio de afeto e muito humor ácido, subvertendo com coragem e irreverência o apagamento da importância das primeiras jogadoras da seleção no país do futebol. (Via Olé Produções)
Foto: Divulgação