Verba será recebida a fundo perdido, sem necessidade de contrapartida municipal
PREFEITURA COM CREDIBILIDADE
Município assina convênio com a Caixa para receber R$42 milhões para drenagem urbana
Verba será recebida a fundo perdido, sem necessidade de contrapartida municipal
Marília foi contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2025 – Drenagem, para a gestão de riscos e respostas a desastres.
O convênio foi assinado na Prefeitura na manhã desta quarta-feira (03), quando o prefeito Vinicius Camarinha recebeu em seu gabinete representantes da Caixa Econômica Federal. Acompanharam a reunião o secretário de Infraestrutura, Johnny Mota, e a diretora de Controle de Convênios, Geórgia Guedes.
O repasse de R$ 42.584.825,00 será aplicado em obras de construção e adequação de sistema de drenagem – canal na Rua Assad Haddad, no Parque das Indústrias, Parque das Esmeraldas e parte do Jóquei Clube. Os recursos são a fundo perdido, o que significa que a Prefeitura não precisará incrementar o valor com contrapartida.
De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha, Marília vive mais um momento importante com esse convênio com o Governo Federal. “Recuperamos a credibilidade do Município em trazer projetos e recursos estaduais e federais. Temos portas abertas na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, com o Governo do Estado e com os diversos ministérios do Governo Federal. Estamos recuperando a cidade, trazendo investimentos e obras para melhorar a vida das pessoas. Estamos cuidando de Marília de verdade, como nossa população merece”, disse Vinicius Camarinha.
Sobre o projeto de drenagem
A Rua Assad Haddad recebe atualmente grande volume de água sem canalização, causando grandes alagamentos em períodos de chuvas no Parque das Indústrias, Parque das Esmeraldas e parte do Jóquei Clube.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a obra abrangerá serviços de construção de canal para direcionamento de grande vazão em área urbana, além de travessia na SP-294. Após a travessia da rede de drenagem pela SP- 294, o seu encaminhamento em área verde se dará por canal a céu aberto composto por gabiões.
Ainda conforme equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura, hoje o escoamento se dá a céu aberto em um grande trecho da SP-294, sendo a drenagem no bairro Parque das Esmeraldas insuficiente para receber o volume tão grande de águas pluviais.
A previsão é de que o convênio tenha suas etapas concluídas após o envio de documentação, e que a licitação para as obras seja concluída no próximo ano.
Fotos: Divulgação