Com base nos dados do Detran, município teve 786 sinistros entre janeiro e novembro de 2025 contra 1.062 no mesmo período de 2024
A suspensão dos radares, uma das primeiras medidas adotadas pela gestão do prefeito Vinicius Camarinha logo no início de janeiro de 2025, colaborou decisivamente para a redução do número de acidentes em Marília.
De acordo com dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), houve uma redução de 26% no número de sinistros no município, que havia registrado 1.062 entre janeiro e novembro de 2024 e, no mesmo período de 2025, foram 786 acidentes.
O prefeito Vinicius Camarinha comemorou a redução e parabenizou os motoristas marilienses pela conscientização. “Os radares eram pegadinhas e tinham apenas a função de arrecadar, penalizando os trabalhadores. Quando fizemos a suspensão e pedimos que os motoristas respeitassem os limites de velocidade, tínhamos a certeza que os acidentes diminuiriam e agora os dados do Detran confirmam isso. Só tenho que parabenizar os marilienses pela conscientização no trânsito e peço que continuem sempre dirigindo com atenção e responsabilidade.”
Já o presidente da Emdurb, Paulo Alves, destacou que as ações educacionais também foram importantes para a redução. “Fizemos um trabalho educacional, procurando levar essa conscientização a todos. Mesmo sem os radares, todos entenderam a necessidade do respeito às leis de trânsito e assim conquistamos esse índice altamente positivo. Muitas vidas foram preservadas e esse sempre foi e é o objetivo principal. Parabenizo a população por reduzimos em 26% o número de acidentes.”
Atualmente a frota de Marília é composta por total de 195.901 veículos e os maiores índices de acidentes são constatados na SP-294 e na SP-333, no trecho conhecido como Rodovia do Contorno. A competência estadual desse trecho, inclusive, possui radares de redutores de velocidade e, mesmo assim, há alto índice de acidentes.
AÇÕES DE JANEIRO
A Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), segue investindo forte na melhora do trânsito no perímetro urbano, com várias ações já programadas para o mês de janeiro, como a operação volta às aulas, com a revitalização da sinalização viária que visa maior segurança no entorno escolar na retomada do ano letivo; nova pintura e revitalização do Complexo de Trânsito; instalação de mais tomadas para carregamento de eletrônicos como celulares; nova sinalização com instalação semafórica na entrada de Padre Nóbrega, trazendo mais segurança e fluidez nos bairros Maracá, Trieste Cavichioli e Montana; melhorias no dispositivo viário na zona norte, antiga fiação Macul, próximo ao Max Atacadista, na Avenida Antonieta Altenfelder com a rua João Caliman; reunião de planejamento estratégico com a Polícia Militar para fiscalização e recolhimento de motocicletas e ciclomotores com irregularidades; e a segunda fase da Operação Limpa Via 2026, com o recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas.
Fotos: Divulgação