Cerimônia no auditório da Secretaria contou com a presença dos vereadores Profª Daniela, Dr. Elio Ajeka e Delegado Wilson Damasceno
O Núcleo de Prevenção e Cuidado às Pessoas em Situação de Violência, ligado à APS (Atenção Primária à Saúde) da Secretaria Municipal da Saúde completou dez meses e na manhã desta quinta-feira (15 de janeiro), no auditório da própria Secretaria, apresentou um balanço dos trabalhos durante esse período.
A solenidade contou com as presenças da secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, e dos vereadores Profª. Daniela (vice-presidente da Câmara), Dr. Elio Ajeka e Delegado Wilson Damasceno; além da presidente do Comus (Conselho Municipal da Saúde), Tereza Machado.
Estiveram presentes também representantes de diversos conselhos, associações, sindicatos, clubes de serviço e universidade, além das representantes do núcleo - Fabiana Martins (responsável) e Andréa Uchida (apoiadora) – e da APS (Atenção Primária à Saúde) – Vivian Martinelli Funai e Juliana Bortoletto.
Criado em março de 2025, o Núcleo trabalha na prevenção a vários tipos de violência - física, psicológica, negligência e abandono, contra grupos vulneráveis, sexual, patrimonial, financeira e autoprovocada – com resultados expressivos nesses dez meses de trabalho.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, fez a abertura da cerimônia e destacou o trabalho do Núcleo de Prevenção a Violências.
“Uma análise que foi feita dos últimos dez anos revelou um cenário preocupante de subnotificação significativa em todos os tipos de violência no nosso município e isso motivou a criação do núcleo que, em apenas dez meses, vem fazendo a diferença, com orientações e ações padronizadas em toda a rede de atenção à saúde de Marília. Parabenizo a Fabiana e toda sua equipe pelo trabalho que vêm realizando”, afirmou Paloma Libanio.
O enfrentamento à violência transcende o setor saúde. A construção de fluxos integrados com assistência social, educação, segurança pública, sistema de justiça e conselhos de direitos fortalece a rede de proteção e garante que cada caso receba atenção integral. Reuniões intersetoriais periódicas, discussão de casos complexos e construção conjunta de planos de cuidado são práticas que consolidam esta integração e ampliam as possibilidades de intervenção efetiva.
A vice-presidente da Câmara, vereadora Profª Daniela, colocou o Poder Legislativo à disposição do núcleo. “Hoje temos uma bancada feminina na Câmara. Somos em quatro vereadoras e estamos à disposição para colaborar com o Núcleo de Prevenção a Violências, assim como os demais vereadores. Precisamos olhar pelo próximo e colocar em prática essas ações para combater qualquer tipo de violência.”
A responsável pelo Núcleo de Prevenção e Cuidado às Pessoas em Situação de Violência, Fabiana Martins, agradeceu a presença e interação dos participantes. “Pudemos apresentar o nosso trabalho nesses dez meses e só temos que agradecer a todos que participaram, representando diversos setores, o que nos deixou muito felizes. Nestes dez meses tivemos ocorrências de grande gravidade e, por isso, é fundamental manter um acompanhamento cuidadoso dessas situações, com foco na escuta qualificada e no acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Se fizermos isso, já poderemos salvar muitas vidas.”
Para os próximos meses serão realizados cursos de capacitação profissional para promover melhorias nos serviços da rede de apoio. “Estas ações buscam promover a valorização da vida, fortalecer vínculos afetivos e garantir o cuidado integral a todas as pessoas que necessitam dos serviços municipais de saúde”, completou Paloma Libanio.
Mais informações sobre os serviços prestados pelo Núcleo de Prevenção e Cuidado às Pessoas em Situação de Violência podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3402-6500 (ramal 6653).
Fotos: Divulgação