O Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista) Paulista, vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, encerraram na terça-feira (20 de janeiro) a capacitação técnica sobre o modelo estadual de atendimento a pessoas com TEA.
O evento, realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, que fica na rua Santa Carolina, 158-B, no bairro Higienópolis, zona Oeste da cidade, teve a duração de dois dias divididos em três módulos, com palestras direcionadas a cerca de 400 cuidadores que atuam nas unidades escolares, destacando a relevância de suas funções no cotidiano educacional e oferecendo orientações sobre práticas inclusivas e atendimento humanizado.
A iniciativa contou com a participação dos profissionais do TEA com o apoio do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Costa, consolidando uma importante cooperação institucional com foco na melhoria da qualidade do ensino para todos os alunos.
A cerimônia de abertura contou também com as presenças do vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça (Rogerinho) e das secretárias municipais Profª. Rosemeire Frazon (Educação), Dra. Paloma Libanio (Saúde), Hélide Parrera (Assistência Social e Cidadania) e Valéria Cavecci (Esportes, Lazer e Juventude), além dos secretários Vitor Gazola (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Rodrigo Ramos (Tecnologia e Inovação).
Já a Câmara Municipal foi representada pelo presidente Danilo Bigeschi e pelos vereadores Vânia Ramos, Profª. Daniela e Wilson Damasceno.
O encerramento marca não apenas o fim de uma etapa formativa, mas o fortalecimento de uma política educacional comprometida com a inclusão, o respeito à diversidade e a valorização dos profissionais que atuam diretamente na promoção de uma educação mais justa e acessível.
A Equipe do TEA formada pelas palestrantes: Melissa Ferreira da Silva (psicóloga), com o tema “Compreendendo o TEA no Contexto Escolar: Contribuições da Psicologia para a Educação”; Maria Eduarda Alves de Lima Siqueira (pedagoga), com o tema: “A importância do trabalho colaborativo e PEI (Plano Educacional Individualizado)”; e Fernanda Freitas, com “Educação Física adotada para alunos TEA”.
Estiveram presentes também a supervisora assistencial, Mikaele Lopes de Oliveira; e o diretor regional TEA, José Antônio Lobo Filho.
“Agradecemos ao Centro TEA Paulista por esse curso tão importante, capacitando os nossos cuidadores, que desenvolvem um grande trabalho com esses alunos nas nossas unidades escolares, com orientações sobre práticas inclusivas e atendimento humanizado”, afirmou a secretária municipal da Educação, Profª. Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação