Maria Eduarda “Duda” defenderá o Brasil em amistosos internacionais em Portugal após trajetória construída no futsal e futebol feminino de Marília
A jovem atleta mariliense Maria Eduarda de Lima André, conhecida como Duda, de 18 anos, foi convocada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para integrar a Seleção Brasileira Feminina Sub-20 em uma série de amistosos internacionais que serão disputados em Portugal, no mês de junho.
Natural de Marília, Duda iniciou sua trajetória esportiva em 2019, aos 12 anos, no Projeto Social Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), participando das aulas de futsal. Desde cedo, a atleta demonstrava talento dentro das quadras e contava com o incentivo do pai, Jonas Marques, responsável por acompanhá-la nos treinamentos.
O desempenho chamou a atenção da equipe de base do Futsal Feminino Marília, onde passou a treinar sob o comando do técnico Mário Ferreira, o Marinho, um dos principais nomes do futebol e futsal feminino da cidade. Atuando na modalidade desde 1993, o treinador segue à frente das categorias de base da SELJ.
Após o período da pandemia, entre 2021 e 2023, Duda teve passagens pelas categorias de base da Ferroviária de Araraquara, defendendo as Guerreiras Grenás, e também pelo Botafogo-RJ.
Em 2024, a atleta retornou a Marília para integrar o elenco do Marília Atlético Clube (MAC), disputando o Campeonato Paulista Feminino nas categorias adulta e Sub-20. Na ocasião, o time contava majoritariamente com atletas oriundas das equipes de futsal e futebol feminino da SELJ Marília.
Além das competições estaduais, Duda também representou o município nos Jogos Abertos da Juventude, defendendo Marília tanto no futebol quanto no futsal, com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.
O destaque da atleta resultou em sua contratação pelo Fluminense-RJ em 2025. Agora, sob o comando da técnica Camila Orlando, Duda terá a oportunidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira Sub-20 em três amistosos preparatórios em Portugal.
Os confrontos serão realizados nos estádios Conde Dias Garcia e Dr. Carlos Osório, no distrito de Aveiro. O Brasil estreia no dia 3 de junho contra a Finlândia, às 7h (horário de Brasília). No dia 6, enfrenta a Coreia do Sul, também às 7h. Encerrando a série de amistosos, a Seleção Brasileira encara Portugal no dia 9 de junho, às 13h.
A delegação brasileira se apresenta em Portugal no dia 31 de maio e permanece concentrada até 10 de junho, quando as atletas retornam aos seus respectivos clubes.
Fotos: Christian Cabrini