13 JUN 2018
ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura assina acordo de cooperação para o desligamento do sinal analógico de TV em Marília. Kits serão distribuídos gratuitamente

Solenidade no Teatro Municipal de Marília “Waldir Silveira Mello”, realizada na tarde desta terça-feira (12), marcou a assinatura de um termo de cooperação de 53 prefeituras com a empresa Seja Digital para o desligamento do sinal analógico de televisão em Marília e região.

Mais de 12 prefeitos, incluindo o de Marília Daniel Alonso, participaram do encontro.  No dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico será desligado em Marília.

Para que todos fiquem sabendo sobre o desligamento no período de 15 de junho a 8 de julho a “Caravana da TV Digital” estará nas quatro regiões da cidade das 7h às 20h alertando a população para o desligamento do sinal e aquisição do kit digital para sua TV (veja arte em anexo).

De 15 a 17 de junho a caravana estará na rua Amador Bueno, em frente à unidade 4 da Casa do Pequeno Cidadão, na zona oeste da cidade; de 22 a 24 de junho na avenida Guiomar Novaes, 1.380, zona norte; dias 29 e 30 de junho e 1º de julho na rua Sergipe (praça da igreja São Bento), região central; e de 6 a 8 de julho na avenida Durval de Menezes, 1.141, em frente à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Antônio Moral.

“A iniciativa da campanha proporciona um importante passo na inclusão digital da população de baixa renda. Neste sentido é significativa e satisfatória a participação da prefeitura nesta ação”, disse o prefeito Daniel Alonso.

Durante a reunião, o consultor de mobilização social da Seja Digital em Marília, Luiz Mendes, explicou todas as fases do processo e destacou a importância da parceria com a prefeitura, que possui um alto nível de capilaridade e mobilidade junto ao público alvo, formado por beneficiários dos programas sociais do governo federal.

“A mobilização em Marília contará com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Divulgação e Comunicação, Administração e Chefia de Gabinete, que receberão instruções por meio de ciclos de treinamentos envolvendo a área técnica, a fim de atuar diretamente com o público alvo do processo”, disse.

No final do evento foi entregue um kit completo de conversão para a TV Digital para os representantes de cada município que participaram do encontro.

Quem poderá receber o kit?

Para receber o kit composto de um conversor, uma antena UHF e controle remoto, o beneficiário contará com pontos de apoio para agendamento da entrega do material que funcionará em locais estratégicos a serem divulgados posteriormente. No momento do agendamento, o beneficiário deverá informar o local da agência dos Correios que pretende retirar o equipamento.

Para saber se seu nome está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147, informando o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

O que é a Seja Digital?

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

TV Digital no Brasil

As transmissões de TV digital no Brasil começaram em 2007. A transição do sistema analógico para o digital está ocorrendo gradativamente. De acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que no mínimo 93% dos domicílios do município estejam aptos a captar o sinal de TV digital no momento do switch-off (desligamento do sinal analógico).

O processo de desligamento do sinal analógico de TV já teve início em todo o Brasil e no interior paulista e está sendo implementado por etapas.

Para continuar tendo acesso ao serviço de TV aberta, assistindo ao conteúdo no formato digital, com melhor qualidade de imagem e som, sem interferências, ruídos, chuviscos e “fantasmas”, por meio de uma antena UHF, é necessário ter um televisor moderno – já com sistema digital – ou instalar o conversor nos televisores antigos.

Mais internet

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700 MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas e a cobertura do sinal em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

A expansão do 4G em 700 MHz vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM