19 MAR 2018
Secretaria da Saúde de Marília informa alterações no calendário de vacinação

O calendário vacinal terá mudanças a partir deste ano de 2018. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília, a partir de comunicado do Ministério da Saúde. Houve alteração nas vacinas Meningo C e Varicela. A novidade consiste em mudança de faixa etária e aumento no número de doses. Todas as unidades da rede municipal estão preparadas para o novo procedimento.

A primeira dose da varicela continua sendo aplicado aos 15 meses, com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Será acrescentada, porém, a segunda dose contra a varicela para crianças de quatro a sete anos incompletos.

Conforme explica a responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Renata Plácido, a vacinação nessa faixa etária pretende corrigir possíveis falhas da primeira dose, além do aumento da proteção e prevenção de ocorrência de surtos de varicela, especialmente em creches e escolas.

A vacina meningocócica C será disponível para adolescentes de 11 a 15 anos incompletos. Para este grupo de adolescentes, passa a ser necessário administrar reforço ou dose única, conforme situação vacinal anterior.

A vacinação dos adolescentes possibilita proteção direta, impedindo o risco à transmissão da doença para este grupo etário, alcançando, ainda o efeito desejado para proteção da imunidade da população, que estende a proteção ao grupo etário não vacinados.

FEBRE AMARELA e HPV

Não houve alterações na imunização contra a Febre Amarela na região de Marília. A aplicação continuara em uma dose aos nove meses de idade, não havendo necessidade de nova vacinação ao longo da vida.

Em relação à HPV, também não houve mudanças, sobretudo no público-alvo e os grupos etários indicados. A vacinação continuara disponível para meninas de nove a 15 anos incompletos e meninos entre 11 e 15 incompletos, com esquema vacinal de duas dosagens.

É recomendado que o intervalo entre as doses não seja maior que 15 meses, para que assim o esquema vacinal seja completado mais rapidamente. Caso os jovens ou adolescentes estejam em atraso com a dosagem do seu esquema de vacinação, deverá dar continuidade no momento em que comparecer à sala de vacinação, não havendo necessidade de reiniciar o esquema vacinal.

A imunização contra o HPV é indicada também para homens e mulheres de nove a 26 anos de idade vivendo com HIV/Aids e pessoas imunodeprimidas (submetidos a transplantes de órgãos sólidos, de medula óssea e pacientes oncológicos), que deverão receber o esquema de três doses.

Foto: Júlio César de Carlis