02 OUT 2017
SAÚDE
Saúde e Educação municipal discutem PSE e fortalecimento da intersetorialidade nas escolas

As ações previstas no PSE (Programa Saúde na Escola) serão fortalecidas em Marília. A informação é do grupo de trabalho das secretarias municipais de Saúde e de Educação, que reuniu-se para traçar estratégias e iniciar mapeamento das necessidades, verificadas pelos educadores. A maior parte das áreas de atuação já estão sendo contempladas, porém, novas práticas poderão ser implantadas e as já existentes terão reforço. O objetivo é ampliar a atenção ao aluno, numa visão intersetorial, gerando benefícios à família e à sociedade.

O encontro foi coordenado pela secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, e pelo titular da pasta da Educação, professor Beto Cavallari. Equipes técnicas das duas áreas atuam no assessoramento para que os gestores tenham todas as informações da cena atual e do cenário ideal, preconizado pelos Ministérios.

Kátia explica que o PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A iniciativa parte do princípio que a escola é um espaço de relações favorável ao desenvolvimento do pensamento crítico, na medida em que contribui na construção de valores pessoais, conceitos e maneiras de conhecer o mundo, interferindo diretamente na produção social da saúde.

Beto lembra que grande parte dos itens (12 ações do programa) está contemplada no próprio currículo e nas atividades extracurriculares desenvolvidas nas escolas. Em alguns casos, porém, a presença do profissional de saúde enriquecerá as atividades.

Um exemplo é a Saúde Bucal, que promove, em parceira com os professores e coordenadores, trabalho preventivo por meio do “Programa Sorria Marília”. A informação e combate aos vetores (principalmente o Aedes aegypti) também chega às escolas de Marília, por meio de ações que envolvem as equipes das USFs e Divisão de Zoonoses.

As outras ações preconizadas estão nas áreas de promoção das práticas corporais, atividade física e lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes.

O programa prevê ainda a identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doenças; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

O PSE atua também na promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, além de prevenção de ISTs/AIDS. Todas as ações são desenvolvidas conforme a faixa etária.

Em função das ações já existentes, o grupo trabalha agora no mapeamento das atividades e na coleta de informações com educadores e profissionais de saúde, para que as demandas necessárias sejam atendidas e as iniciativas já existentes possam ser fortalecidas.

Foto: Júlio César de Carlis