28 JUL 2017
Unidades de Saúde encerram festejos tradicionais com participação da comunidade

Nos últimos 60 dias, festas caipiras (juninas e julinas) estiveram entre as estratégias das equipes de saúde de Marília para integrar profissionais e comunidades. Dezenas de unidades de saúde promoveram eventos com o apoio do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família).

Nestas ações, são destacados aspectos da saúde como atividade física e convívio social. A iniciativa é apoiada pela Secretaria Municipal de Saúde e acontece com o empenho dos próprios servidores e parceiros, por meio de doações da comunidade.

A enfermeira Hellaynne Yoshi, apoiadora do programa ESF (Estratégia Saúde da Família), conta que o número de unidades que promoveram ações com o tema aumentou. Isso demostra o fortalecimento dos vínculos. “Quando os moradores do território têm maior vínculo com a equipe, eles tendem à maior adesão aos serviços oferecidos nas unidades”, explica.

A Secretária Municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que o atendimento da rede básica requer um olhar integral, sobretudo para a prevenção de doenças “Cada dia mais, caminhamos para um modelo multidisciplinar, que valoriza outras competências, além do atendimento tradicional que se busca em uma unidade de saúde”, destacou.

Nos distritos e nos bairros, as festas juninas também envolveram organizações próximas da comunidade, como escolas, associações e grupos de moradores. A enfermeira apoiadora da ESF destaca que, durante todo o ano, as unidades mantém extensa programação e convida a população a participar.

São momentos de descontração, de aproximação e de convivência. As equipes também atuam organizando reuniões e apoiando os moradores para resolução de questões da comunidade que possam impactar na saúde e segurança. Uma USF (Unidade Saúde da Família) pode ser referência para uma série de situações. O foco não é apenas tratar doenças, mas promover saúde”, disse.