10 AGO 2015
Prefeitura realiza novas ações de combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – divulgou nesta sexta-feira (07), um novo balanço das ações de combate ao mosquito da dengue no município. Entre as atividades realizadas estão o bloqueio e controle de criadouros, nebulização, ações educativas e visitas em imóveis nas áreas dos bairros Cascata e Alto Cafezal.

“Mesmo após o encerramento da epidemia de dengue em Marília, diversos municípios do Estado de São Paulo permanecem com ampla transmissão da doença, demonstrando que a transmissão continua durante o inverno, momento em que as condições climáticas dificultam a reprodução do mosquito Aedes aegypti. No mês de julho foram confirmados 03 casos – sendo um registro na área do Cascata, um no Alto Cafezal e um no bairro Nova Marília – entre 23 suspeitos investigados”, informa Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, um total de 3.059 imóveis foram visitados pelos agentes de controle de endemias na primeira semana de agosto. As vistorias técnicas ocorreram nos bairros São Geraldo, Barbosa, Boa Vista, Santa Olívia, Centro e Saliola. “As equipes de agentes comunitários e de controles de endemias quando necessário realizam ações em horários alternativos, como aos sábados por exemplo, para a redução do número de imóveis fechados, pois estes favorecem a reinfestação do mosquito em áreas que já haviam sido trabalhadas”, comenta Bigeschi.

Vigilância – O secretário municipal da Saúde alerta mais uma vez a população para a necessidade de promover a vigilância em todos os locais de convivência, de forma a garantir que não haja recipientes com água à disposição do mosquito da dengue.

“Sabemos que os ovos do mosquito transmissor, ao serem depositados em qualquer recipiente, sobrevivem viáveis por mais de um ano e que existe a possibilidade de introdução de novos sorotipos de dengue e até de novas doenças graves, como a febre chikungunya e a zica virose. Além disso, a presença de criadouros do inseto pode gerar mais riscos no momento em que retornar o período chuvoso e também situações difíceis de serem controladas pelas equipes de profissionais de saúde. Por isso, precisamos ficar vigilantes e atentos sempre no combate ao mosquito”, conclui Danilo Bigeschi.

Ações de controle realizadas até o momento ou que estão programadas para os próximos dias:

• Bloqueio e Controle de Criadouros (BCC) por Áreas de abrangência, entre os dias 03 a 07/08: Bairros Nova Marília, Vila Hípica, Jóquei Clube e São Miguel;

• Bloqueio com Nebulização (BN), entre os dias 03/08 a 14/08: imóveis localizados na área central da cidade;

• Trabalho Educativo:

– Mosquitófago e distribuição de material educativo – Bairro Figueirinha, realizado no dia 01/08;

– Distribuição de material educativo nos Bairros Barbosa, São Lourenço e Centro (pelos agentes da UBS Cascata), promovido no dia 07/08;

– Exposição de Mosquitófago – no Hospital Materno Infantil, durante o próximo dia 11/08.

Foto: Wilson Ruiz