02 JUN 2015
AGENDA CULTURAL
Espetáculo teatral gratuito Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança acontece neste domingo na Praça da Emdurb

Acontece no próximo dia 7, domingo, às 16 horas, a apresentação Teatral ‘Dom Chicote Mula Manca e seu Fiel Escudeiro Zé Chupança’, da Cia A DitaCuja – da cidade de Ribeirão Preto. O Espetáculo será realizado na Praça Higashi Hiroshima, popularmente conhecida como Praça da EMDURB, na Avenida das Esmeraldas, e o cenário da peça é bastante inusitado, uma Kombi.

Escrita pelo médico e dramaturgo santista Oscar Von Pfhul nos anos 70, inspirada no nobre cavaleiro de Dom Quixote de La Mancha, Dom Chicote Mula Manca conta a saga de um herói que perseguindo sua grande vontade torna-se cavaleiro real para defender a verdade e a justiça e que em sua jornada pela verdade encontra nada mais que a realidade.

Fazendo parte do projeto, o grupo realiza no mesmo dia pela manhã, das 9 às 12 horas a Oficina Gratuita de Iniciação ao Teatro de Rua voltada a adolescentes e adultos com ou sem experiência teatral no Centro Cultural, Av Sampaio Vidal, 245, piso superior da Biblioteca Municipal – entrada pela Av Rio Branco. As inscrições estão abertas na Secretaria Municipal da Cultura Rua Lupércio Garrido, 44, com Denise Campos ou Helder.

Trata-se de mais um importante espetáculo contemplado pelo Proac – Programa de Ação Cultural 2014 – Secretaria do Estado da Cultura que escolhe nosso município para fazer parte da Circulação, além de outras cidades como Ubatuba, Caraguatatuba, Avaré, Serrana, Sorocaba, Tupã, Adamantina, Lorena e outras.

Fundada em fevereiro de 2007 na cidade de Ribeirão Preto, imediatamente lançou como primeira ação artística o projeto “Poesia em cena” e propunha através dele, desenvolver peças curtas a partir do estudo da poesia, filosofia e técnicas de corpo e voz. A partir de 2.008 o grupo inicia as montagens que irão compor seu repertório. Deste processo estreiam as peças Roleta Russa, Florisbela e seus dois pretendentes, Wine Merewa, Willi in propriedade, Artes de Branca Flor e Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança, além dos projetos de contação de histórias Cantinho Brasileiro, Lendas Caipiras e Histórias para contar na Noite de Natal e a leitura encenada Os dois Cavalheiros de Verona.

Na estrada as produções passaram por mostras e festivais conquistando vários prêmios, além de serem agraciados com outros como os editais Myriam Muniz/Funarte 2012 e Proac Artes Cênicas na Rua 2014. O grupo também esteve envolvido com vários projetos culturais, entre eles, a inauguração em 2010 do espaço cultural Casa das Artes, implantação do projeto Sala de Teatro em 2011 que orienta a formação de grupos estudantis em escolas de Ribeirão Preto e coordenação do Ponto de Cultura Casa das Artes de 2010 a 2013 com atividades voltadas à promoção do acesso à arte.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3402-6600.