07 OUT 2014
Nível da represa Cascata e Rio do Peixe melhora, mas Daem pede economia de água

O diretor do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), João Carlos Polegato, esteve vistoriando nesta segunda feira a represa Cascata e a estação de captação de água do Rio do Peixe. “Depois das chuvas dos últimos dias, viemos conferir o nível. Na represa Cascata, o índice de água é de 2,5 metros, metade do período chuvoso. A forte estiagem deixou praticamente a zero o nível. Utilizamos inicialmente a água do poço Cascata e depois, com as chuvas, a represa foi abastecida apenas pelo potencial pluviométrico”, destacou.

Polegato afirmou ainda que a ação do prefeito Vinicius, que investiu cerca de R$ 2 milhões para colocar esse poço profundo em atividade, foi fundamental para manter o abastecimento de bairros como Maria Izabel, Cascata e Aeroporto. “Hoje temos duas opções para manter o potencial da represa. Por exemplo, a previsão é de que nesta semana choverá pouco e a temperatura irá passar dos 30 graus, aumentando muito o consumo de água. Nesse caso, vamos voltar a alimentar a represa com o poço que apresenta um potencial de 200 mil litros de água por hora. Mas é fundamental que a população evite o desperdício. Não lavem calçada, quintal ou carro. Dentro de casa, usem apenas o necessário”, disse o diretor do Daem.

Sobre o Rio do Peixe, responsável pelo abastecimento de 65% da população de Marília, ele destacou que as chuvas elevaram o nível de 20% para 60%. Porém, é preciso chover com regularidade. “O momento ainda é de alerta”, afirmou Polegato.

Por fim, ele destacou que a perfuração do poço do distrito de Padre Nóbrega, de 260 metros, está prestes a ser concluída, enquanto a do Tiro de Guerra prossegue. “Esses poços vão se somar a outros quatro (Macul, Examar, Altos do Palmital e Primavera) que em sintonia irão reforçar o sistema de abastecimento da zona norte.

Fotos: Wilson Ruiz