22 SET 2014
Encerrada a fase de triagem do Mutirão de Catarata

O prefeito Vinícius Camarinha acompanhou na sexta-feira (19) no ambulatório do Bloco IX da Universidade de Marília a triagem dos pacientes cadastrados para o Mutirão de Catarata. Realizado pela Prefeitura em parceria com a Santa Casa e a própria Unimar, o Mutirão foi lançado no dia 05 de setembro com o objetivo de atender aos pacientes que estão há anos na fila de espera para a cirurgia que corrija o problema.

O diretor de Saúde, Danilo Bigeschi acompanhou o prefeito na visita ao Mutirão de Catarata.

Durante quatro dias da semana passada, mais de 600 pessoas passaram por exames na universidade para possível agendamento da cirurgia. De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Unimar, Heron Gonzaga as cirurgias começam nesta segunda-feira (22) e a expectativa é que sejam realizadas até meados de outubro. “O grande número de pacientes com necessidade de cirurgia nos surpreendeu. Aqui todos estão passando por exames pré-operatórios como de sangue e eletrocardiograma, tudo muito rápido para atender ao objetivo do mutirão”, disse o médico.

Comum principalmente junto aos idosos, a catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). A doença em adultos se desenvolve lentamente e é indolor. A visão do olho ou dos olhos afetados piora lentamente. A opacidade leve do cristalino muitas vezes ocorre após os 60 anos, mas ela pode não causar nenhum problema de visão. Aos 75 anos, a maioria das pessoas tem problemas de visão por causa da catarata.

Num investimento de R$ 1,5 milhão, o Mutirão de Catarata é a terceira grande ação de saúde realizada como mutirão pela atual administração. “Já realizamos o Mutirão de Ortopedia e enfrentamos a fila que existia no município com mais de 5 mil pacientes que aguardavam por cirurgias e o de Mamografia que realizamos em parceria com o governo do Estado, quando mil mulheres foram atendidas ao longo de um mês. Quanto à catarata, vamos atender 1,8 mil casos até o final do mutirão. A cirurgia de catarata é muito cara, com valores que podem chegar até R$ 5 mil por olho e nossa preocupação é com a população carente, com o idoso que sobrevive da aposentadoria. Fiquei muito feliz ao visitar a triagem que estava acontecendo na Unimar e ouvir da população os benefícios desta ação”, disse o prefeito, Vinicius Camarinha.

Para a aposentada, Anália Alves Martins, o mutirão deveria ser realizado a cada dois anos. “A Prefeitura está de parabéns em promover esse grande atendimento. Já havia procurado um médico que me alertou para o problema e eu estava na fila sem perspectiva para a cirurgia, agora, aqui no mutirão tudo foi agilizado e a minha expectativa é de voltar a enxergar com normalidade”, disse.

“Eu recebi o comunicado do início do mutirão na minha casa e até pensei que fosse mentira, para mim é um sonho já que sofro com a catarata há mais de cinco anos. A vida vai ser uma maravilha, eu tinha vergonha de ir ao ponto de ônibus e ficar perguntando para as pessoas qual era a linha de cada ônibus que passava, agora vai ser diferente, vou conseguir ler”, revelou a dona de casa, Teresa de Lima Rossi.

O mutirão comprova a preocupação da Prefeitura com a população que mais necessita, o prefeito e os hospitais estão de parabéns pela atenção com os idosos, principalmente com aqueles que precisam de uma visão 100% porque, mesmo com aposentadoria, trabalham e esse é o meu caso”, afirmou o aposentado, Sebastião Vicente Losnak.

Foto: Wilson Ruiz