01 SET 2014
CULTURA
Lançamento do livro “O homem que amava comidas” do escritor mariliense Luiz Eduardo Escouto acontecerá na Bienal do Livro em São Paulo

Em O homem que amava comidas, o Cozinheiro Chef Internacional Luiz Fernando Escouto revela como fez para expressar todo o amor que sente por sua filha. O livro é voltado para o público infantil, por conta das animações e do breve diálogo. A obra publicada pela Editora Pandorga tem um tom bem humorado e mostra a real essência da família: o amor.

Na história contada por Escouto, a menina ama seu pai, ele ama comidas, porém  tem dificuldade em dizer a garota que o sentimento era recíproco. Foi quando ele teve a ideia de utilizar a cozinha como algo atrativo para a filha. Seu repertório gastronômico é vasto, prepara iguarias de diversas culturas, com ingredientes variados. “A hora da refeição é o momento em que há o olho no olho, é o momento em que a gente se depara com a família em torno da mesa, o que possibilita o fortalecimento dos vínculos, explica Escouto.

O livro mostra que às vezes, o amor pode ser lembrado e demonstrado através de atos, cheiros, olhares, texturas, abraços e conversas. O momento de refeição é um pretexto para nos relacionarmos e expressarmos o quanto nos amamos, diz. Por isso, o personagem ensina à filha a importância de saborear e sentir o aroma de cada alimento. Apesar das comidas serem feitas para a garota, sempre que outras crianças frequentavam a casa havia um banquete, o que as atraiam de volta para saborear as delícias que ele preparava.

Apesar do livro ser direcionado para o público infantil, ele tem uma leitura objetiva e agradável, o que o torna prazeroso de ser lido por pessoas de todas as idades. Também é uma excelente leitura para os pais que queiram se aproximar das crianças por meio da culinária feita em casa, ou seja, fugir dos fast foods, restaurantes e aproveitar mais os momentos em família.

Os belos pratos ilustrados e a linda relação entre pai e filha descrita na obra, trazem à tona esta importância de conviver mais com quem se ama. “O projeto do livro O homem que amava comidas tem uma proposta para todas as crianças inclusive aquelas que moram nos adultos, finaliza o chef de cozinha.

Escouto é nascido em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, é Nutricionista, Cozinheiro Chef Internacional, Sommelier. Escreve desde seus 20 anos, mas foi depois dos 30 que começou a publicar alguns dos seus textos. Doutor em Ciências Agronômicaspela UNESP de Botucatu, Pós-graduado em Padrões Gastronômicospela Universidade Anhembi Morumbi e Nutrição, Dietética e Dietoterapia pela Universidad de Navarra, na Espanha. Ele também é pesquisador do GEGASTRO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gastronomia – UNICSUL/SP), além de ser Cozinheiro Chef Internacional e Sommelier de Vinhos e Cervejas pelo SENAC de Águas de São Pedro.

“Até ir para o Mestrado em 1998 tinha visão do trabalho do nutricionista, quando a gastronomia começou a chamar minha atenção, pois dentro do mestrado, desenvolvi a técnica de pão que não vai trigo e durante o curso de especialização em padrões gastronômicos, tive acesso a chefs de cozinha, à cozinha internacional e à brasileira e questões teóricas e práticas, me levaram a pensar a tirar maior proveito do curso que fiz. Questionava se era possível educar o saborear do ser humano. Trouxe as respostas para dentro do trabalho resultando no meu primeiro livro, ‘Educação para o sabor’, lançado em 2006”, finaliza Luiz Fernando.

Noticia com-apoio-da-prefeitura-municipal-rotaract-club-de-marilia-de-dirceu-realiza-oficinas
Há 17 horas
Com apoio da Prefeitura Municipal, Rotaract Club de Marília de Dirceu realiza oficinas culturais para imigrantes em iniciativa voltada para integração
Noticia arte-urbana-evento-cultural-projeto-cores-das-ruas-acontece-em-marilia-neste-domingo