28 JUL 2014
Ciclofaixa terá 150 bicicletas para empréstimo de graça neste domingo

A Ciclofaixa terá uma grande novidade neste domingo: mais 50 bicicletas estarão á disposição da população para o empréstimo de graça.

O Governo do Estado atendeu ao pedido do prefeito Vinicius Camarinha e enviou para Marília os veículos Caloi, aro 26, com 21 marchas.

O prefeito disse solicitou o reforço devido a grande demanda de pessoas: cerca de 1.500 participantes por domingo. As bicicletas chegaram à cidade no sábado passado e ao longo da semana foram montadas e reguladas pelo mecânico do projeto mantido pela Prefeitura, Federação Paulista de Ciclismo e governo estadual.

Vinicius Camarinha foi pessoalmente receber os veículos. “Fiz o pedido ao Estado devido ao sucesso da Ciclofaixa. As 100 bicicletas conseguidas inicialmente ficaram insuficientes. Agora serão mais 50, para o esporte e lazer, desde a praça da Emdurb até Lácio pela Avenida das Esmeraldas, num total de 10 quilômetros, ida e volta”, destacou o prefeito.

Ele anunciou também o planejamento para implantar nos bairros as praças multiuso com espaço para se praticar o ciclismo, bem como Cooper e caminhada.

Inaugurada em 13 de abril, com  disponibilidade do empréstimo de 100 bicicletas gratuitamente, o movimento ficou maior que a oferta. “Constatei pessoalmente a grande demanda na procura por bicicletas para o empréstimo, e com isso uma imensa fila de pessoas aguardando pela disponibilidade. Agora serão mais 50. Isso significa que a Ciclofaixa em Marília é um sucesso”, disse Vinicius.

Cada pessoa tem direito à concessão gratuitamente de uma bicicleta por hora. “A partir dos sete anos emprestamos bicicletas. O horário disponível, é entre 9h00 e 15h00, mas como a demanda está muito grande, a partir das 8h00 já estamos liberando. Para quem tem o próprio veículo, o espaço é liberado ás 7h00.

A Secretaria de Esportes do Estado e a Federação paulista de Ciclismo parabenizaram Marília pelo sucesso do projeto. “Ficamos muito felizes pela Ciclofaixa ter dado certo. É a somatória de atividades: esporte, lazer e educação no trânsito”, destacou o secretário Municipal de Esportes Gastão Pinheiro Junior.

Além das bicicletas, chegaram também 50 bancos portáteis , utilizados pelo pessoal que trabalha na orientação dos ciclistas ao longo do trajeto. “Agora os instrutores ficarão confortavelmente sentados desenvolvendo as atividades, ou seja, tudo devidamente estruturado”, comentou o coordenador Antonio Carlos Prieto.

Por sua vez, o professor de ciclismo Eduardo Almeida Ribeiro lembrou que a “Escolinha” continua funcionando no “Abreuzão”, debaixo da arquibancada do placar, durante a semana, com técnicas de ciclismo e trânsito. “Nosso horário é de segunda a sexta feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Basta ter seis anos de idade”, comentou.