08 JUL 2014
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Produtores rurais de Avencas debatem recuperação de ponte

O prefeito Vinicius Camarinha se reuniu na manhã desta segunda feira, no auditório da Prefeitura, com cerca de 30 produtores rurais do distrito de Avencas. “Agradeço a presença de todos vocês. Quero ouvir as reivindicações, num momento em que estamos executando o planejamento para recuperação de pontes e estradas rurais. Da mesma forma que temos nos reunido com dirigentes de associações de bairros, quero ouvir a população dos distritos e da zona rural”, destacou Vinicius.

Ele voltou a lembrar que além da grave situação administrativa e financeira herdada do governo anterior no geral, especificamente para a zona rural, a situação também era preocupante. “No total, 48 pontes caídas e muitas máquinas utilizadas para a manutenção das estradas rurais quebradas. Hoje, já erguemos 11 pontes com recursos do município e recuperamos as máquinas na garagem municipal. Com isso, está sendo possível a manutenção dos 430 quilômetros de estradas rurais”.

No encontro desta segunda feira, o prefeito Vinicius ouviu o pedido dos produtores para a recuperação de duas pontes de grande porte: a Primavera e a Vacaria. “São duas pontes de grande dimensão e alto custo, em torno de R$ 200 mil cada. Por isso, vamos voltar a nos reunir para definir qual será recuperada primeiro. O prefeito deu todo o apoio. Vamos definir o orçamento e alternativas e depois traçar um planejamento gradativo já que também estamos trabalhando na recuperação de pontes em outras regiões agrícolas do município”, explicou o secretário da Agricultura, Takao Shintaku.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Avencas, Rogério Bonora, destacou ser importante essa integração com o prefeito. “Com isso, ele vai pessoalmente saber das reivindicações, ficando mais fácil o encaminhamento da solução. De cara, ele já garantiu a recuperação de uma ponte de grande dimensão no distrito”, afirmou Bonora.

O presidente do Sindicato Rural de Marília, Fernando Botelho Villela Neto, lembrou que a área rural precisa sempre estar integrada com a Prefeitura. “O agronegócio necessita de uma infraestrutura forte para estimular a produção, escoamento e a comercialização. Com isso, todos ganham e a economia do município cresce”.

O prefeito de Oscar Bressane, Marcos Antonio Elias, acompanhou a reunião e destacou o empenho do prefeito Vinicius para a infraestrutura do agronegócio. “É importante que os municípios da região se unam já que com a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) as pequenas prefeituras estão sentindo um efeito muito forte. Com os municípios se unindo na medida do possível, a população da região é beneficiada, inclusive a da área rural. O Governo do Estado tem dado grande ajuda às pequenas cidades, porém, por outro lado, o Governo Federal está deixando a desejar com a queda muito forte do FPM”, comentou o prefeito de Bressane.

Vinicius lembrou que já houve a recuperação das pontes sobre o Córrego da Invernada, na Estrada do Pombo em Avencas; da Fazenda 3 Lagoas,em Amadeu Amaral, Tubulão, em Rosália e “Myata”, no Centro Mesquita. Agora, haverá o investimento na ponte “Biriguí”, em Rosália, caída há sete anos. Na obra, serão utilizados tubulões de concreto. Também foi feita a recuperação do trecho da Serra de Dirceu com uma nova tecnologia: concreto usinado, aumentando a eficácia e durabilidade. “Destaco ainda o projeto ‘Melhor Caminho’ em parceria com o Estado para o investimento de R$ 1 milhão num trecho de três quilômetros em Avencas visando beneficiar o escoamento agrícola”, destacou Vinicius.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz