12 MAI 2014
Carreta do projeto “Mulheres de Peito” começa a operar dia 15 em Marília

Agora é oficial. A prevenção ao câncer de mama em Marília terá importante reforço a partir do dia 15, quinta feira, às 11h00, na rua 9 de julho, ao lado da Galeria Athenas, região do Terminal Rodoviário Urbano.

É o início da operação da carreta enviada à Marília pelo governo do Estado, dentro do projeto “Mulheres de Peito”, na parceria com a Prefeitura de Marília. Haverá a realização de mamografias em mulheres, via SUS, na prevenção ao câncer de mama.

As carretas possuem 15 metros de comprimento,4,10 metros de altura e, quando abertas,4,90 metros de largura. “Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista”, explicou o secretário municipal da Saúde, Luiz Takano.

O Governo do Estado investiu R$ 14 milhões nos veículos, possibilitando a realização de 60 mil exames a mais por ano em todo o Estado. “Agora chegou a vez de Marília”, comentou o governador em entrevista enviada às emissoras de rádio da cidade pela assessoria de imprensa do governo do Estado.

O projeto prevê que mulheres com mais de 50 e até 69 anos, façam o exame sem pedido médico. Com menos de 50, haverá o atendimento, mas com indicação médica, inclusive da rede particular. O resultado sai 48 horas após a realização da mamografia. Se houver suspeita de tumor nos seios, imediatamente será feita a ultrassonografia. Em caso de necessidade, também serão realizados exames como biopsia. Constatado o câncer, a mulher será encaminhada para tratamento especializado. A equipe técnica orienta as mulheres não utilizarem no momento que antecede ao exame desodorante ou creme nas axilas. Já que há risco de interferência no resultado.

Segundo o prefeito Vinicius Camarinha o governador Alckmin atendeu prontamente o pedido para a vinda dessa estrutura à Marília. Diariamente, haverá possibilidade de realização de 50 exames. É preciso retirar a senha às 9h00 no local. A carreta deverá permanecer em Marília por pelo menos 20 dias, atendendo-se a demanda do município e da região.

Segundo o secretário Takano, o câncer de mama tem cura, se for detectado em estágio inicial. Apesar disso, é a principal causa da morte de mulheres no Brasil.

Ele destaca que o atendimento será de segunda a sexta feira, das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00. O atendimento ocorrerá de acordo com a distribuição de senhas.

Foto Wilson Ruiz