01 ABR 2014
Primeiro dos quatro poços da zona norte já está sendo perfurado

“Farei em 2014 o que o governo anterior não executou em oito anos pelo abastecimento d’água de Marília”. Assim o prefeito Vinicius Camarinha iniciou seu discurso na solenidade de lançamento oficial da perfuração do poço que vai atender a população da parte alta do Santa Antonieta.”Esse será o primeiro de quatro poços na zona norte além da relação de oito em todo o município nesse ano de 2014. Além disso, vamos investir em reservatórios e adutoras”, destacou.

Vinicius voltou a afirmar que a partir de agora haverá a execução de um planejamento permanente para acompanhar o desenvolvimento do município e o crescimento populacional. “Estamos investindo mais de R$ 8 milhões. Destaco a grande ajuda do deputado federal Abelardo Camarinha através de emendas. O parlamentar destinou cerca de R$ 5 milhões. O restante será através de investimento do Estado e do município. Não podemos mais permitir que a falta d’água continue afetando a população. Agora, com o nome limpo, Marília poderá firmar convênios com a União e com o governo estadual em todas as áreas”, afirmou.

O geólogo Paulo Roberto de Oliveira, responsável técnico pela Maripoços, empresa vencedora da licitação, afirmou que em 50 dias a obra deverá estar concluída com vazão de 10 mil litros por hora.

O diretor do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), João Carlos Polegato explicou que esse poço fará parte do sistema de setorização do abastecimento de água. “Já executamos esse esquema no Primavera e agora será a vez da parte alta do Santa Antonieta, onde a água demora a chegar. Os outros poços também com reservatórios serão nos altos do Palmital, ao lado da Examar e o último ao lado do Núcleo Marina Moretti.

Polegato destacou que a cidade está crescendo no ritmo dinâmico e o investimento em abastecimento precisa acompanhar. “O prefeito foi taxativo: não quer mais o drama da falta de água. Por isso, estamos investindo”, finalizou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luiz Eduardo Nardi, a obra é histórica pela retomada de grandes investimentos na perfuração de poços num momento de déficit no abastecimento em várias regiões, como na zona norte. “Esse poço vai atender a cerca de 2.500 ligações na parte alta do Santa Antonieta, onde há sérias dificuldades de abastecimento. O prefeito Vinicius mostra responsabilidade administrativa, o que faltou no governo anterior provocando essa grave crise no fornecimento de água sentida nesse último verão. Agora, o prefeito está iniciando a perfuração do primeiro de oito poços. É uma nova fase do sistema de abastecimento de Marília.

Nardi, ex-diretor do Daem, afirma que os reservatórios dos poços serão fundamentais para o sucesso desse planejamento. “Os reservatórios serão os”pulmões” para permitir a melhor distribuição da água e a interligação entre poços. É fundamental que a população invista também nos reservatórios domésticos”, destacou o engenheiro Nardi

O vereador que representa essa a região, Samuel da Farmácia, destacou que a perfuração dos quatro poços na zona norte confirma o cumprimento de promessa de campanha do prefeito. “Tenho certeza que o próximo verão será completamente diferente no abastecimento da população”, afirmou Samuel.

Estiveram também presentes na solenidade, os vereadores José Menezes, José Expedito Capacete,  José Bassiga, Marcos Rezende e Cícero do Ceasa.

A moradora Nadir Ribeiro da Silva lembrou que a população do Santa Antonieta sofreu muito no verão que passou com a falta d’água. “Ainda bem que o prefeito Vinicius teve a responsabilidade em relação à gravidade do problema. No verão passado as torneiras estiveram secas por longas horas. Não queremos mais viver essa realidade”, afirmou.

O deputado Federal Abelardo Camarinha no seu discurso lembrou que o governo anterior não aumentou sequer um litro na rede enquanto Marília cresceu 30 mil habitantes, principalmente as zonas norte e sul. Agora o prefeito Vinicius vai executar em um ano o que Bulgarelli e Toffoli não

fizeram em oito, inclusive o sistema de captação de água do Ribeirão dos Índios. Destinei R$ 5 milhões em emendas só para o abastecimento neste ano”, destacou.

Além dos quatro poços da zona norte, haverá também a perfuração de mais dois poços no sistema Cavalete (zona sul), um em Lácio, um em Padre Nóbrega além do investimento de R$1,5 milhão para colocar em funcionamento o poço do Cascata. Fora a zona norte, haverá construção de reservatórios em Nóbrega(200 mil litros),ETA(Estação de Tratamento de Água do Rio do Peixe) com um milhão de litros. Próximo à Rodoviária, com dois milhões de litros e no bairro Riviera(200 mil litros).

As adutoras previstas são a que ligarão poço profundo da represa Cascata ao reservatório da zona sul (R6) bem como a que liga o sistema Cavalete ao reservatório do Nova Marília 3;

Fotos Wilson Ruiz