05 MAR 2014
Tarifa será reajustada, mas permanece uma das mais baixas do Estado

Após congelamento de dois anos e cinco meses e seguindo parecer da Emdurb e de conselhos consultivos, a Prefeitura publicou neste sábado (01/03), no Diário Oficial Eletrônico do Município, decreto de reajuste da tarifa de ônibus. As empresas apresentaram planilha no valor de R$ 3,17, mas foi autorizado somente R$ 2,50.

Dessa forma, a passagem de ônibus em Marília continuará sendo uma das mais baratas do Estado de São Paulo. Nas cidades de igual ou maior porte, o preço médio é de R$ 2,80 desde o ano passado. Pela legislação em vigor, a nova tarifa só entra em vigor dentro de 15 dias. Além disso, as empresas se comprometeram a melhorar os serviços, eliminando a superlotação nos horários de pico.

Em setembro de 2011, as empresas Grande Marília e Viação Sorriso venceram a concorrência pública ao apresentarem R$ 2,15 pela tarifa. Desde então, esse valor permanece congelado. No final do ano passado, foi apresentada proposta de R$ 3,17.

Vale lembrar que em outubro de 2012, quando ainda era responsável pelos serviços, a empresa Circular já havia protocolado reajuste para R$ 3,43, portanto valor acima do apresentado mais de um ano depois pelas empresas que assumiram o serviço de transporte coletivo.

ANÁLISE – A planilha de custos elaborada pelas empresas foi analisada inicialmente pela Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília), responsável pelo acompanhamento dos serviços. Com base na fórmula prevista em contrato e nos índices oficiais para projeção da economia, chegou-se ao valor de R$ 2,50.

As planilhas foram analisadas posteriormente pelos dois órgãos consultivos formados por representantes da comunidade (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano de Marília e Comissão de Acompanhamento do Transporte Coletivo) que também deliberaram pelo mesmo valor. Com base nesses pareceres, o Executivo assinou o decreto.

VALORES

Conforme levantamento feito em várias cidades, a tarifa de ônibus em Marília continua sendo uma das mais baratas do interior de São Paulo, inclusive em cidades onde há subsídio da Prefeitura, como é o caso de Americana (as empresas recebem R$ 500 mil por mês para manter congelada a tarifa desde junho do ano passado).

Em reunião ocorrida nesta semana, entre a Emdurb e as empresas, foram definidas medidas para acabar com a superlotação nos horários de pico, nas linhas de maior fluxo de usuários: Nova Marília II (2º Grupo), na zona Sul; e Parque das Nações (zona Norte).

No caso da zona Sul, entre 17h30 e 19h00, o intervalo de saída dos coletivos no Terminal Rodoviário Urbano será reduzido de 10 para 8 minutos. Isso vai representar um acréscimo de mais três ônibus, transportando um maior de usuários.

Além disso, esses veículos só poderão ter no máximo 15 passageiros em pé (o contrato firmado na administração passada previa o transporte de até 50 usuários nessas condições).

A empresa também estará criando uma linha especial (“seccionada”) no sentido bairro-centro e vice versa, também nesse horário de maior movimento (17h30 às 19h00).

Os ônibus não passarão pelo Terminal Urbano, mas apenas próximo daquele local, garantindo mais rapidez e ao mesmo tempo conseguindo atender aqueles usuários que normalmente ficavam no ponto já que os coletivos saíam lotados do terminal.

ZONA NORTE – A atenção especial na região será a linha do Parque das Nações, a última e também a mais longa da região. A empresa também estará reduzindo o tempo de intervalo entre os ônibus que saem do terminal para oito minutos e, dessa forma, também vai garantir um transporte mais ágil. A determinação da Emdurb, de no máximo 15 passageiros em pé, também está valendo e será fiscalizada.