04 OUT 2013
Ciclista, pagador de promessa, passa por Marília

Antonio Rogério Nascimento fez uma promessa. Se  recuperasse os movimentos e a visão, iria pedalar pelo mundo por 30 anos. Desde 1991, ele já percorreu cerca de 350 mil quilômetros, consumindo mais de 300 pneus e tênis. Atualmente, tem 36 anos, e o objetivo, é encerrar a jornada no dia 8 de fevereiro de 2022 no Canadá, dia e mês do falecimento de sua mãe.

“Neguinho do Asfalto” como é conhecido, perdeu a mãe no parto e o pai se suicidou quando foi informado pelo médico que a má formação dos filhos ocorria pelo grau de parentesco dos pais. Eles eram primos.  “Eu era deficiente visual e tinha problemas físicos nos pulmões e rins. As irmãs nasceram sem braços e pernas e morreram na juventude. Com nove anos de idade, fez quatro transplantes de córneas e com 12, teve alta hospitalar, pronto para cumprir a promessa.

Nascido em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, nessa trajetória, já passou por centenas de cidades no Brasil e no mundo. Percorreu Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, Colombia, Chile, Argentina , Uruguai, Paraguai, Guiana Francesa, Panamá e México, no continente Americano. Com a ajuda da embaixada brasileira no México, de avião, chegou à África, onde pedalou por Angola, Moçambique, Luanda e Senegal. De avião, retornou ao Brasil e depois do Rio Grande do Sul, passou por Santa Catarina, Paraná e agora está no estado de São Paulo. “Sou devoto de Nossa Senhora Aparecida e por onde passo conto com a ajuda de muitas pessoas, nas Prefeituras ou ao longo das rodovias, principalmente caminhoneiros” relatou. Porém, problemas também aconteceram. Já foi assaltado e na Argentina, depois de vários elementos queimarem a bandeira do Brasil foi obrigado a beber querosene. “Disseram que lugar de macaco é no Brasil.Tive que passar por cirurgia estomacal e fiquei hospitalizado por dois meses. O lugar que mais gostei foi Angola. Lá, todos são respeitados”, afirmou.

Em Marília, “Neguinho do Asfalto” foi recebido pelo secretário de Esportes Gastão Pinheiro Júnior. “Fiquei impressionado com o tamanho do Gastão. Ele tem um coração que equivale a seu corpo. Me ofereceu toda a ajuda”, disse o ciclista. No sábado, ele deixa Marília em direção à São José do Rio Preto.

A meta, é escrever um livro relatando toda a sua jornada.

Foto Wilson Ruiz