19 SET 2013
Ouvidoria completa seis meses com cerca de 2.300 atendimentos

A Ouvidoria do município, implantada pela administração municipal, completa seis meses de atividade com um balanço positivo de atendimento à população. Nesse período, foram registrados 2.295 atendimentos entre ligações e e-mails, sendo que 1.686 foram concluídos e 609 estão em andamento.

As reivindicações até agora, coincidem com as manifestações apresentadas pela população durante o Orçamento Participativo realizado na semana passada entre o prefeito Vinícius, o secretariado e a população: saúde, principalmente falta de médicos e alguns medicamentos, abastecimento de água, manutenção da pavimentação asfáltica, transporte coletivo, habitação e serviços urbanos foram as principais demandas apresentadas pela comunidade.

Segundo o prefeito Vinícius, a ouvidoria é um importante instrumento onde a população aponta os problemas, dá sugestões e a partir daí o município traça o planejamento e a ação de medidas na prática. “Quando os munícipes são ouvidos, erra-se menos. Por isso é fundamental que a população continue acessando a ouvidoria. Não estamos de braços cruzados. Desde janeiro estou buscando recursos para as áreas prioritárias”, destacou o prefeito.

Principais reivindicações e medidas tomadas:

Abastecimento de água: R$ 10 milhões já foram obtidos pelo atual governo  junto aos governos Federal e Estadual para investimento na captação de água do Ribeirão dos Índios na zona Norte, colocação em funcionamento do poço Cascata para atender as regiões sul e leste, além da implantação de reservatórios. “Nos últimos oito anos faltou ação para que o abastecimento de água acompanhasse o crescimento populacional. Nós estamos empenhados em resolver esse problema desde o primeiro dia da gestão. Os recursos obtidos demoram um tempo para chegar. É preciso seguir o trâmite burocrático. Primeiro solicitar os recursos junto às autoridades, depois de autorizados, apresentar projetos, assinar convênios, abrir licitação e só depois de definir a empresa vencedora, a obra tem início, o que vai ocorrer até o final do ano. Houve essa herança por falta de ação do governo anterior. Estamos trabalhando para a solução”, disse Vinícius.

Médicos: Também nos últimos anos, a não reposição desses profissionais representa hoje um déficit de 25 médicos na rede básica. No momento, o município está impedido de contratar devido a Lei de Responsabilidade Fiscal. A expectativa é que com as ações de alinhamento da folha de pagamento, nos próximos meses o desimpedimento legal permita as contrações. O processo seletivo já foi realizado. “Vamos reformar 22 unidades de saúde e contratar médicos para melhorar o atendimento à população”, destacou.

Medicamentos: Além do recurso liberado emergencialmente no início do governo no montante de R$ 1,5 milhão, até agora já investimos mais que o governo anterior em todo o ano passado. “Estamos entrando na justiça contra fornecedores que se negam a entregar medicamentos por causa de dívidas provocadas pelo governo anterior”, comentou o prefeito.

Asfalto: começa em breve um grande programa de recapeamento asfáltico. Serão mais de 300 ruas. “O cronograma será no sentido bairros-centro. A licitação já está sendo realizada”, destacou Vinícius.

Transporte Coletivo: Depois do início das atividades das novas empresas, Sorriso e Grande Marília, a administração municipal implantou o telefone 156 para a população se manifestar sobre a qualidade do serviço. “Precisamos do acesso dos usuários a esses serviços para, se for o caso, cobrarmos melhorias”, ressaltou o chefe do Executivo.

Habitação: Obtenção de 5 mil moradias a curto prazo junto à União e governo do Estado.

Serviços Urbanos: Desenvolvimento da ação “Mãos à obra” para manutenção de bairros e distritos.

A população pode acessar o serviço da Ouvidoria pelo telefone celular ou fixo através do número 080077766111, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h30. Também é possível pelo e-mail [email protected]. O tempo legal para a resposta é de 20 dias, com mais 10 dias prorrogáveis, ou seja, a resposta será dada em 30 dias.

Em caso de denúncia, haverá o encaminhamento para a pasta responsável. Se houver fundamento, haverá o encaminhamento para a Corregedoria.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024