07 JUN 2013
Coral, depoimentos e compromisso marcaram os 10 anos do Caps Com-Viver

O Centro de Atenção Psicossocial Com-Viver comemorou nesta sexta-feira, 10 anos de atividade e de assistência a pacientes portadores de transtornos mentais severos e persistentes, com limitação no desenvolvimento biopsicossocial. Localizada na Avenida João Ramalho, nº1.130, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, a unidade atualmente atende a 220 pessoas.

Em clima de festa o Caps apresentou ás autoridades presentes corais com a participação dos pacientes, canções solo pela mãe de um dos assistidos e depoimentos. Paciente do Centro de atenção Psicossocial Com-Viver a quatro anos, Adilson Reis, destacou a importância da unidade e da equipe de profissionais para sua recuperação e resgate da auto-estima. “Perdi meu pai e cai em uma depressão profunda. Aqui no Caps voltei a viver e só tenho que agradecer a essa família que me acolheu. O Caps é 10, não somente pelo seu aniversário, mas pelo o que fez por mim”, afirmou.

De acordo com a gerente do Centro, Fabiana Midori Hayashi, o balanço dos 10 anos de atividade é muito positivo. “Além do resultado obtido através dos nossos pacientes, inclusive com a reinserção no mercado de trabalho, temos que comemorar o envolvimento e o empenho da equipe para que o saldo seja sempre positivo”, ressaltou. O Centro de Atenção Psicossocial COM/Viver atende pacientes Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos; Transtornos do Humor (Bipolar, Depressivo e Distimia), Transtornos Ansiosos (Pânico, Ansiedade Generalizada, Ansiedade Situacional e Transtorno Obsessivo Compulsivo), além do Transtorno de Personalidade (Histérica, Bordelaine, Paranóide e Esquizóide).  “Nossa principal meta é  a reinserção social dos pacientes com o resgate da cidadania, evitando-se a discriminação; melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares, com informações e orientações dentro da realidade diária, além da diminuição do número de internações hospitalares e do consumo de medicamentos, visando-se, dentro do possível,  a reinserção até no mercado de trabalho”, salientou.

O Caps conta com uma equipe multiprofissional formada por um médico psiquiatra, duas enfermeiras, técnicas em enfermagem, duas auxiliares em enfermagem, uma assistente social, uma fisioterapeuta, duas psicólogas, duas terapeutas ocupacionais e um auxiliar de serviços gerais. Além disso, há o apoio da equipe de residência e aprimoramento da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e da Unesp,com as estagiárias em terapia ocupacional e a parceria com a Univem, para inclusão digital e a participação nas atividades da luta antimanicomial.

Compromisso – Presente ao evento o secretário de Saúde, Márcio Travaglini, parabenizou o trabalho realizado pela unidade e que vem de encontro com o que preconiza o Ministério da Saúde de diminuir as internações. “Esse é um dia muito especial. São 10 anos de uma aposta em que é preciso se internar menos”, destacou.

Conforme o responsável pela pasta, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, a  atual administração tem o compromisso de diminuir nos próximos dois ou três anos o número hospitalizações de pacientes com transtornos mentais, através da implantação de residências terapêuticas e da instalação de um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas com unidades de acolhimento. “A saúde mental é um de nossos maiores desafios, e o Caps está na vanguarda nesse pensamento em que é preciso quebrar as diferença e diminuir as internações”, ressaltou.

Representando o prefeito Vinícius Camarinha, o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho afirmou que o trabalho da administração voltado à saúde mental e a melhoria na qualidade de vida dos pacientes mostra o comprometimento da atual gestão com a população. “Cuidar da saúde é cuidar das pessoas e cuidar das pessoas e dar credibilidade à cidade, ao trabalho realizado. Um cidade onde a população é bem assistida, se desenvolve e cresce com destaque em qualidade de vida. O Trabalho realizado pelo Caps é um bom exemplo disso, desse comprometimento com o bem estar das pessoas”, concluiu.

Fotos Wilson Ruiz