Um pedágio promovido ontem pela Prefeitura Municipal, através da secretaria do Meio Ambiente e Departamento de Água e Esgoto de Marília (DAEM) em parceria com a secretaria estadual do Meio Ambiente, em frente ao Esmeralda Shopping, encerrou as atividades da Semana da Água, que este ano trouxe o tema “Ano da cooperação pela água”. O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março.
De acordo com o diretor Executivo do DAEM, Manoel Francisco Giaxa, o uso adequado da água em ações diárias é fundamental para a preservação do recurso hídrico. Para se ter idéia, numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos são utilizados117 litrosde água. Com a economia o consumo pode chegar a20 litros. “A população precisa se conscientizar da importância da água como recurso natural e que sua preservação depende da ação de todos”, frisou.
Considerada uma das melhores águas da região, a água tratada no município e que chega a casa dos 76.148 contribuintes é analisada diariamente pelo Departamento de Água e Esgoto. O resultado é divulgado mensalmente nas contas de água.
Segundo avaliou a chefe da divisão de Projetos Educacionais da Secretaria do Meio Ambiente, Maud Aparecida Oliveira, a semana foi positiva, uma vez as atividades propostas atingiram um público de faixas etárias diferentes; de crianças à terceira idade.
O objetivo das ações desenvolvidas foi conscientizar à população sobre a necessidade do uso consciente da água. “Se não cuidarmos desse recurso natural, não o teremos. Temos o direito a ele, mas também temos o dever de preservá-lo”, afirmou.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Leonardo Lazarin o tema da Semana da Água deste ano, veio ao encontro com a proposta de trabalho da Administração Vinícius/Sérgio Sobrinho, que acredita num trabalho de cooperação para mudar os rumos do município dentro de um desenvolvimento sustentável. “Sabemos das dificuldades que a população enfrenta com a falta de água, e a atual gestão não está medindo esforços para que essa situação seja resolvida, mas é fundamental que a população faça sua parte, consumindo a água de forma racional e consciente”, destacou.
Também foi encerrada ontem a Exposição itinerante: “Água na medida certa” da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.