01 NOV 2019
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Viveiro Municipal amplia de 130 para 204 espécies de mudas

População está convidada a conhecer o local, que conta com mudas Nativas/Exóticas, Frutíferas, Medicinais, Ornamentais e de Subsistência

O Viveiro Municipal, que fica dentro da sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – avenida Benedito Alves Delfino, 205, ao lado da Fundação Bradesco, no Distrito Industrial, zona norte de Marília -, ampliou recentemente de 130 para 204 espécies de mudas.

As mudas estão divididas em Nativas/Exóticas (75 espécies), Frutíferas (33), Medicinais (38), Ornamentais (42) e Subsistência (16 espécies).

A informação é do secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion, que convida a população em geral para conhecer o Viveiro Municipal.

“O nosso viveiro está à disposição da população de Marília e da região. Tenho certeza que aqueles que vierem até aqui ficarão encantados com a variedade de espécies e com o trabalho que está sendo realizado. Temos mudas de praticamente todas as espécies”, disse o secretário.

Ricardo Cavichioli afirmou também que as mudas são doadas para os logradouros públicos (praças, rotatórias, canteiros centrais, escolas, postos de saúde, Cras, Centro Dia, entre outros) e também para os moradores que retiraram o Habite-se e receberam a notificação para o plantio de uma árvore defronte ao imóvel.

Já para os proprietários de sítios, chácaras ou fazendas há cobrança de uma taxa mínima por muda. “É mais uma taxa simbólica, muito abaixo do que é comercializada nos viveiros particulares. O nosso objetivo é que todos tenham acesso às mudas do Viveiro Municipal. O foco principal é no micro e pequeno produtor, já que as espécies de Subsistência vai gerar renda para eles. Já as Medicinais colaboram muito com os apicultores, pois têm características melíferas”, disse Ricardo.

Confira abaixo a relação de mudas existentes no Viveiro Municipal:

Nativas/Exóticas – Acácia, Acácia Carnaval, Agapanto, Aldrago, Amendoim Bravo, Angico Branco, Angico Vermelho, Araribá, Aroeira Branca, Aroeira Pimenteira, Aroeira Salsa, Árvore da China, Astrapeia, Azeitona do Ceilão, Beribá, Cabreúva, Café de Bugre, Canafístula, Cedrinho, Cedro, Cerejeira do Sul, Chá de Bugre, Chapéu de Sol, Coração de Negro, Embaúba, Escova de Garrafa, Espatódea, Espeteiro, Espinheira Santa, Eucalipto, Falsa Murta, Farinha Seca, Flamboyant, Flamboyant Mirim, Flor de Abril, Guapuruvu, Guarantã, Ingá do Brejo, Ingá do Seco, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Jacarandá Mimoso, Jambo Roxo, Jatobá, Jequitibá Branco, Jequitibá Rosa, Ligustro, Mogno, Monguba, Moringa, Neve da Montanha, Oiti, Olho de Cabra, Olho de Dragão, Paineira, Pata de Elefante, Pata de Vaca, Pau Brasil, Pau D´Alho, Pau Embira, Pau Ferro, Pau Formiga, Pau Marfim, Pau Viola, Quaresmeira, Resedá do Campo, Resedá Mirim, Sabão de Soldado, Sangra D´Água, Só Brasil, Sombreiro, Timburi, Tingui Preto e Tipuana.

Frutíferas – Abacate, Abiu Roxo, Acerola, Ameixa do Campo, Amora, Araçá Amarelo, Araçá Roxo, Bacupari, Cabeludinha, Cacau, Calabura, Castanha do Maranhão, Figo, Goiaba, Goiaba do Brejo, Goiaba Tailandesa, Graviola, Jabuticaba, Jaca, Jambolão, Jenipapo, Lichia, Limão Rosa, Manga, Néspera, Noni, Palmeira Jerivá, Pitanga, Pitomba, Pororoca, Seriguela e Tamarindo.

Medicinais – Alecrim, Alfavaca, Aluma, Aperta Ruão, Arnica, Arruda, Artemisia, Avelós, Babosa, Bálsamo, Boldo, Cambará, Caninha do Brejo, Capim Rosário, Cidreira, Citronela, Confrei, Erva de Santa Rita, Fáfia, Folha da Fortuna, Fumo, Guaco, Guiné, Hortelã, Hortelã Gorda, Jambu, Janaúba, Lavanda, Limonete, Manjericão, Melissa, Orapronobis, Sabugueiro, Santa Bárbara, Sálvia, Tanchagem, Terramicina e Vinagreira.

Ornamentais – Acalifa, Agave, Alamanda, Amaranto, Areca Bambu, Azaleia, Azulzinha, Beri Beri, Bico de Papagaio, Bromélia, Crista de Galo, Comigo-Ninguém-Pode, Cróton, Cruzea, Dama da Noite, Dracena, Érica, Hibisco, Ixora, Kalanchoe, Leia, Leiteiro Vermelho, Magnólia, Maria-Sem-Vergonha, Moreia, Murta de Cheira, Onze Horas, Orquídea, Palmeira Leque Gigante, Palmeira Leque Mirim, Palmeira Fênix, Palmeira Imperial, Palmeira Real, Palmeira Triangular, Pingo de Ouro, Pinhão Roxo, Primavera, Rabo de Gato, Sapatinho do Diabo, Tagete, Trapoeraba Roxa e Vinca de Gato.

Subsistência – Abóbora, Almeirão Caipira, Batata Doce, Berinjela, Coentro, Feijão Guandu, Jiló, Mamão, Maracujá, Palmeira Açaí, Palmeira Juçara, Pimenta, Pimentão, Pitaya, Tomate e Urucum.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

01/11/2019