25 NOV 2019
83º Jogos Abertos do interior em Marília movimentam a cidade e região

Durante o período de quase duas semanas, Marília e seus 232 mil habitantes sediaram a 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior. O evento, gerou uma movimentação de 200 pessoas do comitê organizador, 570 árbitros, 150 servidores do Estado de São Paulo, além de 35 funcionários de limpeza, 20 para a segurança, 6 jornalistas, 4 fotógrafos, e 20 trabalhadores braçais de empresa terceirizada. Também foram mobilizadas 50 profissionais por dia da área de enfermagem e fisioterapia para o atendimento aos atletas durante as partidas.

O número de atletas inscritos nas 30 modalidades em disputa (a maioria delas divididas entre 1ª e 2ª divisão, masculino e feminino, e algumas também possuindo competições para a ACD – atletas com deficiência), chegou a mais de 15 mil atletas representando 206 municípios de todas as regiões do estado, configurando o evento como o maior torneio poliesportivo da América Latina.

Com partidas ocorrendo durante todo o dia, os Jogos aconteceram em 26 locais da cidade, entre ginásios esportivos, escolas, clubes particulares e espaços públicos. Outras cidades da região, Oriente (21 km) e Bauru (107 km) também alojaram atletas dos Jogos Abertos e tiveram jogos disputados em suas praças esportivas.

Para a realização da competição, Marília recebeu do Estado R$ 1,3 milhão. Os recursos foram usados para a contratação de serviços, compras de materiais esportivos, arbitragem, alimentação, logística, transporte, segurança, limpeza, entre outros investimentos. No total, 74 escolas municipais e estaduais foram adaptadas para alojamento das delegações, além de três locais de uso coletivo e instalações em cidades vizinhas.