21 NOV 2019
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Projeto pioneiro de fortalecimento, prevenção da violência, bem-estar e autonomia da mulher fica na região central da cidade

O prefeito Daniel Alonso inaugurou na tarde desta quinta-feira, dia 21, um projeto pioneiro de fortalecimento, prevenção da violência, bem-estar e autonomia da mulher: a Sala com Vida.

O novo serviço da Prefeitura de Marília, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, funcionará na Galeria San Remo, que fica na avenida Brasil, 116, esquina com a rua Paraná, ao lado do Terminal Urbano, no centro da cidade.

A solenidade de inauguração atraiu diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e Profª. Daniela; os secretários municipais Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcelo de Macedo (presidente do Daem), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Júnior Moraes (Assuntos Estratégicos); e o juiz da Infância e da Juventude, Dr. José Roberto Nogueira Nascimento.

Estiveram presentes também o comandante do 9º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Mário Sérgio Nonato, acompanhado pelo capitão Fabiano Mendonça e soldado Maria Caixeta; a coordenadora geral do Conselho da Mulher Empreendedora, Flávia Mascarin, acompanhada por Valéria Cristina Damião; Demerval Antônio Gregório, que representou a superintendente do HC/Famema, Dra. Paloma Libânio Nunes; Rita Andery (Espaço Integrado), Taís Caroline Lacerda Mattos (Coletivo de Mulheres) e Adriana Tognolli (Mulher Cidadã), entre outras autoridades.

Todos foram recepcionados pelo proprietário da Galeria San Remo, Paulo Galo, parceiro do projeto Sala com Vida, que cedeu o espaço para a realização desse serviço.

A estrutura física é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e os proprietários da Galeria San Remo, que compreenderam a importância de inovar com responsabilidade social, cooperando com uma iniciativa cidadã, num espaço estrategicamente localizado.

A secretária Wania Lombardi lembrou que o projeto da Sala com Vida para atendimento às mulheres era um pedido do prefeito Daniel Alonso, que agora se torna realidade em Marília, com o apoio de diversos parceiros. “Foi um trabalho árduo para que chegássemos até aqui e graças ao apoio de todos conseguimos inaugurar essa primeira unidade da Sala com Vida. É mais um compromisso que o prefeito Daniel está cumprindo e só temos que agradecer a todos que colaboraram para que esse projeto se tornasse realidade.”

O juiz da Infância e da Juventude, Dr. José Roberto Nogueira Nascimento, disse se sentir motivado com mais uma ação em benefício da população. “Fico motivado, pois será uma casa de acolhimento às mulheres que tiverem necessidade. Peço a todos que divulguem para que esse novo espaço fique conhecido e parabenizo o prefeito e a cidade de Marília por mais este serviço oferecido à população.”

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da Sala com Vida. “Hoje é uma tarde especial, pois estamos inaugurando esse serviço de acolhimento e encaminhamento. Estamos fazendo políticas públicas voltadas às mulheres. É preciso ajudar a combater a violência contra a mulher, priorizando sempre o bem da família. E Marília hoje é uma cidade estruturada para fazer esse acolhimento.”

O presidente da Câmara, Marcos Rezende, parabenizou a Prefeitura e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “A Sala com Vida é mais uma grande ação da gestão do prefeito Daniel Alonso e de toda equipe da Assistência Social. Só tenho que parabenizar o prefeito Daniel, a primeira-dama Regina Alonso e a secretária Wania por esse projeto que trará resultados positivos a nossa cidade, atendendo às mulheres que precisarem.”

COMO SERÁ?

A “Sala com Vida” terá atendimento por profissionais habilitadas para a escuta, como assistentes sociais e psicólogas da secretaria municipal, podendo também ser utilizado por parceiros, em ações específicas. A ideia é que as mulheres fiquem à vontade e possam ser orientadas, em relação a diversas necessidades.

No novo espaço, a Prefeitura de Marília poderá realizar parcerias com instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Universidades e instituições que atuam nas áreas da Saúde, Educação, empreendedorismo e desenvolvimento humano.

Embora não seja o foco, o espaço pode receber mulheres vítimas de violência, de exploração econômica e até sexual. Todos os casos serão devidamente e imediatamente (após escuta) encaminhados à Delegacia de Defesa da Mulher, onde a Secretaria já conta com uma sala preparada para o acolhimento.

O acolhimento, inicialmente, será feito pela assistente social Janaína Aparecida Vantin. A unidade funciona sob a coordenação de Edna Mattos Santos, encarregada de Proteção Social em Média Complexidade. Haverá também atendimento ao público LGBTQ+

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

21/11/2019
Fotos da Notícia: Sala com Vida é inaugurada pela Prefeitura na Galeria San Remo, ao lado do Terminal Urbano