02 AGO 2017
SAÚDE
Música favorece promoção da saúde na zona sul; Coral ‘Saber Viver’ encanta na USF Três Lagos

Moradores dos condomínios de chácaras atendidos pela USF (Unidade Saúde da Família) Três Lagos, na zona sul da cidade, redescobrem sensações e desenvolvem relacionamentos através de uma poderosa arma: a música. A iniciativa é organizada pela equipe de saúde local, com apoio do Nasf – Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família.

Durante evento de apresentação, preparado ao longo de ensaios, dezenas de moradores deixaram suas casas para prestigiar o grupo. O coral “Saber viver”, sugestivo título, reforça a ideia de que o objetivo vai muito além das notas musicais.

A iniciativa foi organizada em 2016, com o intuito de fortalecer as práticas de prevenção e promoção da saúde. A equipe de saúde Três Lagos, junto ao Nasf (Amarelo) iniciou a atividade e envolveu os moradores.

Entre as metas está o cuidado integral, a promoção da inclusão social, senso de coletividade, bem-estar físico e psicológico, melhora da respiração, estímulo à atenção e memória, socialização, aumento da percepção do corpo, da respiração e da voz, além de aproximar a população dos serviços de saúde.

Localizada em uma região de condomínios de chácaras (atrás da Coca-Cola), a USF Três Lagos atende uma área com aproximadamente 4 mil moradores.

Em dez meses de atividades, conta Cristiane Costa e Silva Menegucci, apoiadora do programa ESF (Estratégia Saúde da Família), já foram observados como impacto a melhora de sintomas anteriormente relatados pelos pacientes, relacionados a saúde emocional e física.

A enfermeira relata ainda a melhora do vínculo entre os participantes e a equipe de saúde. O trabalho em grupo eleva a autoestima, gera sentimentos de segurança e autorrealização, além da melhora do relacionamento interpessoal.

A música favorece a melhora e a manutenção da postura e do padrão respiratório, proporcionando maior bem-estar físico. Além disso, podemos destacar que foi consolidado um espaço de lazer da comunidade”, avalia a enfermeira.

Mais informações sobre o Coral “Saber Viver” podem ser obtidas por meio do telefone 3417-7879. A unidade de saúde atende das 07h às 17h e está localizada Rua Sebastião Innocêncio de Oliveira, 30, no Jardim Damasco.