29 AGO 2013
Daem inicia hoje troca de bomba no poço Morumbi

O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) deu início hoje a troca da bomba no Poço Morumbi, região oeste da cidade. O trabalho deverá estar concluído nesta sexta-feira, 30, reestabelecendo assim o fornecimento de água, que por conta da quebra do equipamento ficou comprometido nos últimos dias. Hoje pela manhã foram retiradas as tubulações antigas para a colocação da bomba.

O Poço Morumbi, um dos mais importantes do município, tem capacidade de produzir 200 mil litros de água por hora, o suficiente para atender a uma população de 20 mil pessoas, ou aproximadamente 5 mil casas.

Desde o último final de semana, para minimizar o problema da falta de água o Daem, tem abastecido a região com caminhões pipa.  Segundo o diretor do Departamento de Água e Esgoto, João Carlos Polegato, assim que o problema foi detectado, medidas foram tomadas para resolver o problema, inclusive com a busca do equipamento para a troca da bomba.

Polegato adiantou que já estão sendo tomadas as providências para a abertura de licitação visando a captação da água do Ribeirão dos Índios, o que vai representar 100 mil litros por hora para atender ao bairro  Santa Antonieta e toda a zona norte. “A água captada será encaminhada a um reservatório e depois distribuída às torneiras. Definida a empresa vencedora na licitação, em um mês a tubulação será implantada. Isso vai ser fundamental para um grande reforço no abastecimento de água na zona norte, região que teve um grande crescimento populacional, e consequentemente de consumo de água”, explicou.

Investimento na ordem de R$ 1,5 milhão já foi obtido pelo prefeito Vinícius Camarinha junto ao governo do Estado para a conclusão do poço do Cascata. “A meta é o bombeamento de 200 mil litros de água/hora para o despejo na rede. Estamos trabalhando em conjunto com o prefeito Vinícius para termos grandes novidades até o final do ano”, afirmou.

Foto Wilson Ruiz