20 MAR 2020
Prefeitura realiza a capacitação de médicos da Rede Municipal
Evento visa padronizar o atendimento aos pacientes com suspeitas de Coronavírus

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (20) um treinamento para assistência a casos suspeitos de coronavírus.

Cerca de 150 médicos participaram da capacitação que orientou os profissionais de saúde da rede sobre as instruções contidas no Plano Municipal de Contingência do Novo Coronavírus, que está alinhado com os planos do Estado e do Ministério da Saúde.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, explicou que esta capacitação visa reduzir riscos aos usuários e profissionais de Saúde. “Estamos procurando as melhores medidas para proteger a todos neste momento, população e nossos profissionais da saúde.”

Os participantes receberam instruções sobre como identificar casos suspeitos que cheguem às unidades de saúde, bem como sobre os protocolos de acolhimento, isolamento e coleta de material para análise em laboratório.

Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, ressaltou a importância de integração de toda a rede, com padronização do atendimento e agilidade na comunicação de casos suspeitos.

Alessandra explicou ainda que nem todos os casos que apresentam alguns sintomas parecidos com o do Coronavírus podem ser considerados como o Novo Coronavirus.

“Estamos entrando em uma fase onde surgem casos doenças respiratória por isso nós da Vigilância estamos abertos a qualquer dúvida e vamos discutir todos os casos um a um, em toda a rede, principalmente porque temos informações novas a cada dia e muitas dúvidas que vão surgir no dia a dia”, disse Alessandra.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é levar as orientações para os profissionais que servirão de multiplicadores para outros e alcançar o maior número de funcionários que atuam na rede municipal de saúde.

Fotos: Julio Cesar de Carlis