15 MAI 2020
Prefeitura segue com ações de combate à dengue no município
Além de visitas de agentes de endemias para eliminação de criadouros, também acontecerá nebulização em áreas de maior risco

A Prefeitura de Marilia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que, além das ações para a redução da transmissão do Covid-19, vem trabalhando nas ações de controle da dengue num momento em que a doença permanece em transmissão em várias áreas da cidade, mesmo diante das quedas na temperatura e baixa incidência de chuvas, condições que desfavorecem a reprodução do mosquito aedes aegypti.

Segundo o médico veterinário do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Lupércio Garrido, as visitas domiciliares para identificação de fatores de risco, eliminação e tratamento focal de criadouros, assim como orientação à população continuam sendo realizadas pelas equipes de agentes de saúde lotados em todas as áreas de abrangência das Unidades de Saúde.

Lupércio Garrido informou ainda que o trabalho de nebulização de inseticidas, ação reservada criteriosamente às áreas em que se confirmam casos, a nebulização dessas áreas seguirá sendo realizada por equipes de Agentes de Controle de Endemias, já capacitados e equipados para tarefa, e que será utilizado no processo nebulizadores portáteis, com intervenção casa a casa.

“Todo o trabalho em que se utilizam inseticidas adulticidas (Nebulização) é considerado complementar no combate à dengue e tem por objetivo principal a eliminação de fêmeas do vetor que possam estar contaminadas com o vírus”, disse o médico veterinário.

Outro destaque de Lupércio Garrido é que, para que os órgãos estaduais possam fornecer o inseticida e autorizar sua utilização, é necessário que as equipes municipais executem um trabalho prévio de redução de criadouros na área a ser tratada. Isso se traduz na visita para eliminação de criadouros em pelo menos 70% dos imóveis locais.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou que a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Marília vem prestando apoio técnico às ações e confirmou a possibilidade de empréstimo de equipamento móvel caso um crescimento significativo no número de casos seja constatado.

Cássio Júnior afirmou também que a área de abrangência da UBS Chico Mendes deverá ser a próxima a receber a nebulização, assim que as equipes terminarem o trabalho de preparação da área.

O prefeito Daniel Alonso, ao ser informado da crescente recusa da população em receber a visita dos agentes de endemias, por conta dos eventos epidemiológicos do momento, disse que “além de toda a campanha realizada pela prefeitura no combate à dengue, entendo ser da maior importância a ação de todos os órgãos de comunicação do município visando esclarecer o fato, uma vez que pendências superiores a 30% comprometeriam a execução do trabalho”.

DADOS
A enfermeira Luciana Stroppa, integrante da equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, informou que até esta sexta-feira, dia 15, Marília já registou 3.175 casos suspeitos, sendo que destes 1.677 foram descartados, restando 375 casos aguardando resultado de exames, além de 1.105 casos confirmados e curados e um óbito.

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Ao trocar a água dos Pets, lavar a vasilha
- Manter caixas d’agua bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Saiba mais sobre a dengue em: https://www.marilia.sp.gov.br/dengue