02 JUN 2020
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura disponibiliza cartilha de orientação às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar
Cartilha está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessada pelo endereço eletrônico: https://marilia.sp.gov.br/violencia-contra-mulher/

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, está disponibilizando uma cartilha online de orientação às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A cartilha está disponível no site oficial da Prefeitura e pode ser acessada pelo endereço eletrônico: https://marilia.sp.gov.br/violencia-contra-mulher/ .

“Mesmo com prioridade no combate à pandemia do coronavírus, a nossa gestão também se preocupa com a proteção da população feminina em tempos de isolamento e distanciamento social. Por isso disponibilizamos essa cartilha para orientar a mulher como buscar ajuda em situação de violência doméstica e familiar”, disse o prefeito Daniel Alonso.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, afirmou que a violência doméstica e familiar contra a Mulher no Brasil apresenta números alarmantes. “São números realmente assustadores e, que por ocasião da pandemia da Covid-19, devido ao isolamento social, abuso do álcool e das drogas e a crise financeira, vêm crescendo ainda mais o número de mulheres agredidas dentro de casa, não só na forma física como na verbal, psicológica e patrimonial. Essa cartilha tem todas as orientações necessárias para a mulher em caso de necessidade.”

As mulheres em situação de violência têm à sua disposição as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM). Caso não seja possível sair do isolamento social, para fazer o Boletim de Ocorrência, pode-se fazer pela Delegacia eletrônica já disponível no estado de São Paulo pelo endereço: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

Em Marília, a Sala ComVida orienta, empodera e previne contra a violência doméstica e familiar contra a Mulher (Avenida Brasil 116 – salas 44/45 da Galeria San Remo, ao lado do Terminal Urbano, telefone (14) 3434-2721, e-mail: [email protected]).

Outros programas e serviços de atendimento à mulher para apoio e orientação estão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), atendendo em horário especial (das 8h às 14h) somente por agendamento telefônico - [email protected] .

Para providências de separação, guarda dos filhos, pensão alimentícia e indenização patrimonial e moral, procure a Defensoria Pública (Av. Sampaio Vidal, 132 • (14) 3413-7606 – das 8h as 17h) ou um advogado.