18 JUN 2020
Prefeitura anuncia cancelamento do Dia D de vacinação que aconteceria no sábado
Decisão foi tomada por causa do aumento de casos da Cobid-19 na cidade.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica à população sobre o cancelamento do Dia “D” de vacinação contra a gripe, que aconteceria neste sábado, dia 20 de junho. A decisão do cancelamento aconteceu após reunião da Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo a enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, Técnica Gerencial da Estratégia Saúde da Família a decisão foi embasada nos Informes Epidemiológicos nº 103 e nº 104 sobre os casos de Covid-19 e óbitos confirmado pela doença, que apresentou uma curva acentuada nos últimos dias.

O secretario municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, somente o grupo dos idosos e dos profissionais de saúde alcançaram a meta de vacinação “Precisamos melhorar o índice de pessoas vacinadas nos outros grupos prioritários. E por isso a equipe técnica da secretaria está se reunindo para elaborar outras estratégias para melhorar os indicadores”.

Os outros grupos prioritários têm os seguintes índices de vacinação: Crianças de seis meses a menores de seis anos (57,32%), Gestantes (40,22%), Puérperas (30,69%) e Adultos de 55 a 59 anos (45,42%), Grupos com comorbidades (68,27%), professores de escolas públicas e privadas (61,73%).

Também receberam as vacinas 1.990 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, além de 925 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento. No total foram aplicadas até o dia 17 de junho 87.577 doses da vacina.
O prefeito Daniel Alonso reforçou o pedido para que as pessoas destes grupos procurarem a imunização contra a Influenza e dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, que também são doenças potencialmente graves. “É muito importante as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha se vacinarem, pois vários sintomas da gripe se confundem com os da Covid-19 e, se a pessoa estiver vacinada, desafogará o sistema de saúde, ajudando num diagnóstico rápido pelos médicos”, disse o chefe do Executivo.

Embora tenha sido cancelada a realização do Dia “D”, a vacinação continuará acontecendo normalmente até o próximo dia 30, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 17h.

ONDE VACINAR?
Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta .

Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM