22 JUN 2020
Prefeitura anuncia volta do programa de Controle de Natalidade Animal
Suspensas por causa da pandemia da Covid-19, as castrações voltam a partir de 1º de julho

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que retomará a partir de 1º de julho o Programa de Controle de Natalidade Animal, que oferece castração a baixo custo.
A decisão do retorno veio depois de uma reunião do secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior com profissionais de saúde animal, que aconteceu na quarta-feira da semana passada.
Além do secretário, participaram da reunião o médico veterinário Dr. Fábio Manhoso, coordenador do curso de medicina veterinária da Unimar e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado de São Paulo; Dr. Lupércio Garrido, médico veterinário da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o projeto de castração a baixo custo.
Também estiveram presentes o Dr. Fausto Haiashi, médico veterinário e presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Marília; Dr. Carlos Stuart, médico veterinário proprietário do ICEV(Instituto de Cirurgias e Especialidades Veterinárias); e o senhor Davino de Souza, diretor da BG Zangrossi, responsável pelo resgate, tratamento e doações de animais errantes na cidade.
Além da empresa BG Zangrossi que, além do resgate e tratamento dos animais, também efetua a castração para posterior doação, Marília tem hoje 13 clínicas conveniadas para este trabalho, que estavam suspensos desde o final de março devido à pandemia da Covid-19.
Segundo o secretário Cássio Luiz Pinto Júnior, por causa da pandemia da Covid-19, os trabalhos do programa estavam suspensos desde o início da quarentena em Marília e será retomado a partir de 1º de julho. “Para isso fizemos esta reunião com os profissionais de saúde animal para podermos coordenar este trabalho e que ele seja feito da melhor forma possível para atender à população mariliense que depende deste programa para terem seus pets castrados.”
“Na reunião também foram tratados assuntos como a investigação sorológica da leishmaniose nos animais e o tratamento destes animais e a possibilidade de implantação de novos projetos voltados à população animal da cidade. Quero deixar aqui o meu agradecimento a todos os profissionais que participaram do encontro e que juntos possamos seguir pensando e realizando programas voltados à causa animal”, disse o secretário.
Para o médico veterinário, Dr. Fabio Manhoso, a pandemia acabou atrapalhando o programa, mas agora está definida uma data para o recomeço do programa. “E por que 1º de Julho? Para que a prefeitura e o departamento de zoonoses especificamente possam estar retomando as triagens, bem como o contato com os estabelecimentos veterinários conveniados”.
Fábio Manhoso também falou sobre o empenho da Saúde Municipal para a retomada do programa “Eu queria aqui deixar registrado o empenho do Secretário de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, e sua equipe da zoonoses para que este programa possa retornar com a segurança necessária para todos".
“Acho que esta retomada é uma retomada importante do ponto de vista de saúde animal e também do ponto de vista de saúde pública. Nós temos que fazer um controle da natalidade animal, é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para controle da zoonoses e aí temos uma preocupação grande, que é a leishmaniose, e também outras doenças, como raiva e leptospirose. E mais importante ainda é a sinalização por parte do governo municipal e a receptividade com relação a novos projetos”
“Quero aqui também dizer que todo este grupo que participou da reunião na quarta feira foi no dia seguinte visitar o Centro de Vigilância Ambiental do Município para que todos nós tivéssemos o conhecimento da capacidade daquele centro em termos de recuperação animal. E constatamos que a prefeitura tem sim um instrumento importante que é este centro, com baias muito bem organizadas, uma limpeza muito bem feita e uma estrutura que pode ajudar muito na causa animal”
“Em agosto a Unimar estará iniciando o segundo semestre de aulas da medicina veterinária e juntos com os parceiros que participaram desta reunião outros projetos voltados a causa animal serão pensados e implantados”, afirmou Manhoso.
Segundo o médico veterinário da Zoonoses da Prefeitura, Lupércio Garrido, a suspensão da castração por causa da pandemia da Covid-19, gerou um descontentamento de uma representante de uma ONG que chegou a entrar com uma representação no Ministério Público Estadual solicitando a volta imediata do programa. Diante do quadro da pandemia, o Ministério Público indeferiu a representação da ONG.
“Nós estamos trabalhando para o retorno do programa no dia 1º de julho por avaliarmos que os nossos parceiros estão todos preparados para que possam efetuar a castração sem colocar em risco nem os pets e nem os profissionais das clínicas veterinárias que farão o trabalho”, disse Lupércio Garrido.