03 JUL 2020
Prefeitura inaugura Praça “Joaquim Donizete Machado” no Santa Antonieta
A Praça está localizada na confluência da Avenida João Martins Coelho com a Guiomar Novaes

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Obras Pùblicas e do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Unimed e outros parceiros, inauguraram na tarde de quinta-feira, dia 2 de julho, a Praça “Joaquim Donizete Machado”, que foi construída no canteiro central da Av. Guiomar Novaes na esquina com a Av. .João Martins Coelho, na zona norte da cidade.
O local faz parte do Programa Adote uma Praça, instituído pela Prefeitura através da Lei Municipal nº 8.241, de 29 de maio de 2018, e é destinado a pessoas físicas e jurídicas que desejam adotar áreas públicas para conservação e recuperação (se for o caso) destes espaços, visando melhorias na qualidade ambiental da cidade.
Participaram a inauguração, além do prefeito Daniel Alonso e do vereador João do Bar, autor do projeto que deu nome à praça; o diretor presidente da Unimed Marília, Dr. Cleber Gustavo Rotoli Baldelin; o gerente geral da Unimed, André Luiz da Silva; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende; o Chefe de Gabinete Márcio Augusto Spósito; o Assessor Especial de Governo, Dr. Alysson Alex Souza e Silva; o secretário de Obras, Hélcio Freire do Carmo; a assessora Flávia de Oliveira, representando o secretário Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública); e os proprietários do Supermercado Paulista, Luiz Roberto de Lucca e Claudete Santos de Lucca; e o padre Willians Roque de Brito, da Paróquia Santa Antonieta.
O filho do homenageado, Rafael Martins Machado, agradeceu à homenagem. “Esta homenagem ao meu pai me deixa feliz e quis o destino que esta inauguração acontecesse justo nesta data marcante, porque neste dia 2 de julho está completando exatamente dois anos de sua passagem.”
O diretor presidente da Unimed Marília, Dr. Cleber Gustavo Rotoli Baldelin, lembrou que a parceria com a Prefeitura já proporcionou o atendimento de outras praças em todas as regiões de Marília.
“A nossa sensação é poder trazer um lugar de convívio um lugar de exercício físico, onde as pessoas possam se encontrar, discutir seus problemas, se confraternizarem e praticar o exercício física para ter mais saúde. Este projeto é um compromisso que a Unimed assumiu junto a prefeitura para que a gente possa exercer o nosso papel junto à comunidade, e é voltado a toda população da cidade estamos felizes apesar da pandemia a população aqui é muito grande e este local é privilegiado e com certeza será muito bem utilizado.”
O presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende, destacou as parcerias conquistadas pela Prefeitura e lembrou que são muitos os espaços públicos em Marília e sozinha a Prefeitura não daria conta de cuidar de todos de uma vez. “Estas parcerias através do projeto “Adote uma Praça” têm ajudado muito, porque a população está abraçando o projeto e cuidando destes espaços em parceria com a prefeitura”, disse Marcos Rezende.
O vereador João do Bar, idealizador da praça e autor do projeto que nominou a mesma, lembrou que a construção da praça “Joaquim Donizete Machado” se torna um modelo para a cidade porque, além da população, muitas empresas também abraçaram o projeto e agradeceu a todos que tornaram o sonho de transformar aquela área ociosa em praça, com Academia ao Ar Livre, bancos para que a população possa descansar e se confraternizar com as pessoas.
“Quero agradecer muito ao prefeito Daniel Alonso por nos proporcionar este momento. Faço questão de citar e agradecer também às Secretarias de Obras Públicas e do Meio Ambiente e Limpeza Publica, ao Chefe de Gabinete Márcio Spósito, e a todas as empresas que em parceria, nos ajudaram a entregar este lindo projeto, entre elas, a Unimed Marília, a Imobiliária Moradas Imóveis, Supermercado Paulista Center, Loja e Fábrica Biazon Decor, Britos Magazine, Castelli Pizzas e Lanches, Replan , Teto Fácil Construtora, Oreia’s Beer bebidas e, Viemaq Materiais para Construção e a empresa Edico Gimenez Paisagismos que, além de nos ajudar neste início, fará a manutenção da praça”, afirmou o vereador.
O prefeito Daniel Alonso lembrou que a inauguração estava marcada inicialmente para a sexta-feira da semana passada, mas que por causa chuva, a entrega não foi possível e falou da coincidência de a inauguração estar acontecendo justamente no dia em que em 2018 o senhor Donizete veio a falecer.
“Quis a providência Divina que inaugurassem esta praça justamente hoje. Fico feliz por estar inaugurando esta praça e com ela homenageando o Donizete, mais conhecido como Doni, que tive o privilégio de conhecer em nossas andanças, sempre passava aqui para tomar um café com ele, uma pessoa muito carismática. Esta praça aqui é um piloto do que virá ainda para esta área. Em nossa administração procuramos sempre fazer mais com menos, usando a honestidade e transparência acima de tudo”.

HOMENAGEM
Joaquim Donizete Machado, o Doni, era proprietário da Drogaria Santa Antonieta, localizada na esquina da Avenidas João Martins Coelho e Guiomar Novaes. Nasceu em Marília no dia 21 de abril de 1.956 e morreu dia 2 de julho de 2018.
Deixou a esposa Dóris Regina Martins Machado e os filhos Denise Martins Machado e Rafael Martins Machado
Chegou ao bairro Santa Antonieta em 1984 e até 1989 sua farmácia era na rua Maria Francisco Camargo. Depois mudou-se para a rua Dr. Arnaldo Toledo Barros, onde ficou até 1995, quando finalmente instalou-se no local atual.

Fotos: Julio Cesar de Carlis

03/07/2020
Prefeitura inaugura Praça “Joaquim Donizete Machado” no Santa Antonieta
Ver Mais Fotos