03 JUL 2020
Marília é sede da 29ª etapa da Gincana do Caminhoneiro
Objetivo é atender gratuitamente os caminhoneiros, focando em ações de prevenção à saúde e para que eles se protejam, evitando assim a propagação do Coronavírus

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está participando como sede da 29ª edição da Gincana do Caminhoneiro que é realizada pela revista Caminhoneiro, este ano em parceria com a Petrobrás e a Iveco.
O evento acontece em Marília nesta sexta-feira (3) e amanhã (sábado), entre 8h e 18h, no Posto Gigantão – localizado na SP 333-,
Nestes dois dias profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde estará levando aos caminhoneiros recomendações sobre boas práticas que devem ser adotadas para controlar a disseminação do Coronavírus, como a higienização pessoal e da cabine do caminhão, o distanciamento social, a utilização de equipamento para proteção individual (como máscaras), uso de álcool gel, para que possam driblar os desafios impostos pelo ‘novo normal’.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, destaca que “os caminhoneiros receberão gratuitamente, testes rápidos de Covid-19 (quando recomendado pela equipe médica), vacinação contra a gripe, tétano, tríplice viral e febre amarela terão medida a glicemia, a pressão arterial e a temperatura aferidas. Também serão checado o IMC (Índice de Massa Corpórea), passarão por uma avaliação psicológica, onde é realizado um teste rápido de stress e por fim recebem orientações sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e fisioterapia”.
Além da Secretaria de Saúde, a 29ª edição da gincana do caminhoneiro conta apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.
Os motoristas também receberão conteúdos técnicos sobre qualidade de produtos, combustíveis, frete, peças, por exemplo, que auxiliem a estarem mais capacitados diante dos novos desafios socioeconômicos. E mais: poderão assistir a vídeos do Cinema Rodoviário, uma ação educativa da PRF para maior segurança no trânsito.
Durante sua parada no Posto Gigantão, o caminhoneiro terá também a oportunidade de testar sua destreza no volante, com uma volta no comando de um caminhão IVECO Tector em uma pista demarcada por cones, ziguezagueando entre eles na tentativa de não os derrubar. Antes de embarcar para sua volta, o motorista recebe, na prática, orientações de como deve higienizar a cabine e pontos do caminhão mais suscetíveis ao contágio
Para participar da Gincana do Caminhoneiro o caminhoneiro deve apresentar CNH categorias C, D ou E.
Embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro e concorrer ao caminhão Iveco Tector zero km, o caminhoneiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde de cada local onde é realizado a gincana e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.
A 29ª Gincana do Caminhoneiro começou em junho e seguirá até março de 2021, percorrendo mais de 27 mil km, com duas equipes rodando, para chegar mais próximo de profissionais das estradas de todo o país. Serão 90 etapas nas cinco regiões do Brasil, realizadas nos postos Petrobras da Rede Siga Bem, ou seja, 90 oportunidades para o caminhoneiro contar com um ponto de apoio nesse momento e cuidar da saúde.
Confira outras etapas e a programação da temporada acessando o site: www.gincanadocaminhoneiro.com.br .