02 JUN 2021
CULTURA
Pontos MIS Secretaria da Cultura abre inscrições para Oficina “Estratégias de Ressignificação: Cinema e Imagens de Arquivo”

A Secretaria Municipal da Cultura abriu inscrições para a Oficina “Estratégias de Ressignificação: Cinema e Imagens de Arquivo”, que acontecerá nos dias 7, 9 e 11 de junho , das 19h às 22h, com Janaína Nagata e Clara Bastos.

A Oficina on-line acontecerá ao vivo pela plataforma zoom, disponibiliza 16 vagas e conta com 3h de duração em cada dia. Recomendada para maiores de 16 anos, tem como público-alvo: Adolescentes e adultos interessados em desenvolver experimentos de caráter introdutório a partir de material de arquivo. Será recomendada a utilização de um software livre e gratuito de edição de imagens, a ser apresentado durante a oficina.

As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 3413-69-25, com Helder - de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo). Inscrições podem ser feitas até dia 7, às 12h.

O link de acesso à aula será enviado ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado. Em Marília a parceria com a Secretaria Municipal da Cultura foi renovada por mais um ano.

SOBRE A OFICINA

Esta oficina será dividida em três módulos e contará com exercícios práticos que estimulem o processo criativo.

No Módulo 1 será abordado o tema: O que é o filme de arquivo? Referências e estratégias de ressignificação. A atividade buscará introduzir os alunos e alunas ao universo do filme de arquivo e found footage, trazendo exemplos e referências que auxiliem a compreensão de suas possibilidades criativas. Nesse encontro, serão discutidas algumas estratégias de ressignificação de imagens de arquivo e materiais pré-existentes, a partir de procedimentos de montagem como a repetição, a compilação e o contraste entre diferentes materiais.

No Módulo 2 o tema será Possibilidades de edição. No segundo encontro, os alunos e alunas serão apresentados a softwares livres e gratuitos de edição e às possibilidades de manejo do material oferecidas pelo uso dessas ferramentas. Além disso, cada participante será convidado a desenvolver um pequeno exercício prático a partir de imagens de arquivo. Para realizar o exercício proposto, os participantes poderão optar por trazer imagens de seus próprios acervos pessoais ou utilizar um acervo de imagens organizado especialmente para a oficina.

Módulo 3 a abordagem será Processos de criação. O terceiro encontro será destinado à discussão coletiva dos exercícios realizados e à reflexão sobre as possibilidades de expansão sinalizadas pelos processos de criação e experimentação estimulados ao longo da oficina.

OBJETIVO

A oficina abordará a produção de filmes construídos a partir de imagens pré-existentes, de documentos arquivo, antigos filmes de família, entre outros. Durante os encontros, serão apresentadas e discutidas as práticas do found-footage, do documentário e do filme-ensaio, como também do cinema experimental - que empregam estratégias de ressignificação de materiais encontrados, selecionados e reutilizados.

A atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é vinculada ao projeto SENTINELA, contemplado com o Prêmio Estímulo à Produção de Curtas - 2019.

SOBRE AS PROFESSORAS

Janaína Nagata é artista e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica pela ECA-USP e mestra pela mesma instituição. Participou de diversas exposições coletivas no Brasil, Argentina, Espanha e China. Vencedora do 22º Prêmio Visualidades Nascente (USP, 2017). Atualmente, desenvolve o projeto audiovisual Sentinela, contemplado pelo Prêmio Estímulo à Produção de Curtas do Governo do Estado de São Paulo - 2019.

Clara Bastos é montadora, diretora e pesquisadora. Montou o documentário Casa da Xiclet (Melhor Filme média-metragem, 16º REcine) e as séries documentais Habitação Social Projetos de um Brasil e 13 Canções para Falar de Sertanejo. Dirigiu os curtas Tempo (2014) e Diva (2016, Melhor Curta-Metragem no Festival Universitário de Penedo). É graduada e mestra pela ECA-USP, onde desenvolveu pesquisa de mestrado sobre cinema de found footage.