12 JUL 2021
EDUCAÇÃO
Curso On-line oferecido pela Secretaria Municipal da Educação tem 93% de aproveitamento dos professores de EMEF

A Secretaria Municipal da Educação de Marília encerrou nesta terça-feira, 06 de julho, o curso “Novas Arquiteturas Pedagógicas para o Ensino e a Aprendizagem”, oferecido a todos os professores de 1º ao 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).

O curso de formação contou com 10 encontros semanais de duas horas, ocorridos no período de 04 de maio a 06 de julho, sendo totalmente on-line e realizado via Google Meet. As temáticas contempladas foram selecionadas a partir de uma pesquisa de interesse realizada previamente com os docentes.

Tendo em vista a urgência da nova demanda educacional, o curso foi categorizado em dois módulos de formação, sendo explorado o uso de diversos aplicativos, recursos e ferramentas digitais, tais como: Google Meet, Google Drive, Google Formulários, PowerPoint, Canva, Mobizen, X Recorder, Bitmoji e SpeakPic.

Os encontros foram organizados pelas Assistentes Técnicas de EMEF (Angela Watari, Ana Cláudia Meneguim, Luciane Panes e Roselaine Dilelli) e pelo Instrutor de Informática Rafael Armentano, apoiados pela Supervisão Escolar da Educação Básica e pelo Núcleo de Informática da Secretaria Municipal da Educação.

“O cenário pandêmico instaurado requer do professor a aquisição de novas habilidades e competências, o que foi pontuado por eles na pesquisa que propusemos. Atendendo suas necessidades pedagógicas, certamente conseguimos melhorar a qualidade do ensino on-line ofertado aos nossos alunos”, afirma o Secretário Municipal da Educação, Professor Helter Bochi.

Ressalta-se o impacto positivo deixado com a Socialização de Saberes proposta no segundo módulo de formação, a qual contou com a divulgação de práticas eficazes de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes: Bianca Macedo (EMEF Sofia Teixeira Barbosa), Edinelson Lopes (EMEF Reny Pereira Cordeiro), Ana Luiza Silva (EMEF Antônio Ribeiro), Ariane Costa (EMEF Antônio Ribeiro), Rowana Quadros (EMEFEI Chico Xavier) e Liliane Jung Berg (EMEF Amaury Pacheco).

A cursista Maria Aparecida Codognio, professora da EMEF Isaltino de Campos, avalia que “As experiências apresentadas pelos colegas professores deram mais energia e vontade de produzir aulas diferenciadas. Sou grata a Secretaria Municipal da Educação de Marília pela oportunidade de participar dessa rica formação, pois a maior alegria é saber que quem sairá ganhando serão os alunos”.

Foram 182 cursistas contemplados com esse curso de formação e, de acordo com o interesse dos demais professores, uma segunda edição poderá ocorrer no 2º semestre letivo.

No entanto, todos os docentes serão presenteados com uma Aula Bônus que ocorrerá ao vivo pelo YouTube em 20 de julho, às 18h30’, sendo abordando o uso do Jamboard, a lousa interativa do Google, em propostas de atividades de 1º ao 5º ano.

O evento marcará o lançamento oficial do canal do YouTube da Equipe de EMEF da Secretaria Municipal da Educação, recurso a ser utilizado em formações docentes que serão promovidas no modelo on-line.

Noticia com-apoio-da-prefeitura-municipal-rotaract-club-de-marilia-de-dirceu-realiza-oficinas
Há 11 horas
Com apoio da Prefeitura Municipal, Rotaract Club de Marília de Dirceu realiza oficinas culturais para imigrantes em iniciativa voltada para integração
Noticia educacao-municipal-de-marilia-inicia-nova-jornada-do-programa-alfabetiza-juntos-sao