13 AGO 2021
MEIO AMBIENTE
Defesa Civil inicia ação de educação ambiental para combater as queimadas urbanas
Ação visa conscientizar à população sobre os riscos e perigos causados pelas queimadas urbanas e ensinar os procedimentos adequados até a chegada do Corpo de Bombeiros
A Prefeitura de Marília, através da Defesa Civil, está realizando ações que promovem a educação ambiental entre a população sobre os riscos e perigos das queimadas urbanas.
Durante as orientações, abafadores, luvas e coletes para uso emergencial estão sendo entregues aos coordenadores dos projetos ambientais existentes na cidade, e estes estão sendo orientados sobre o uso e procedimentos corretos enquanto aguardam a chegada do Corpo de Bombeiros.
O objetivo é reduzir os danos causados pelo fogo durante ocorrência das queimadas, evitando perdas da vegetação e danos ao ecossistema local.
Adilson Simão de Souza, Diretor de Vigilância Patrimonial, Segurança e Multisserviços, da Secretaria Municipal da Administração, destaca a importância desta ação junto à população mariliense.
“Estamos em período de estiagem, época propícia para ocorrência de queimadas urbanas. Algumas pessoas ainda têm o péssimo hábito de varrer calçadas e atear fogo nas folhas amontoadas. Essa prática é proibida, assim como atear fogo em terrenos, madeiras, restos de lixo, móveis velhos, resto de podas de jardins e galhos de árvores. Outro problema que tem ocasionado grandes incêndios na vegetação em Marília é as bitucas de cigarro lançadas pelos usuários em áreas verdes e áreas de preservação permanente. Essa atitude tem causado consequências incalculáveis no espaço atingido pelas chamas, provocando não só a perda da massa verde, mas impactando negativamente em todo ecossistema local, onde a fauna é queimada viva ou perde seu habitat natural, que serve como local de reprodução e alimentação das espécies. A queima da vegetação ainda reduz consideravelmente a qualidade do ar, causando graves problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Infelizmente, estas queimadas provocadas na cidade também têm atingido áreas de preservação permanente, destruindo a mata ciliar das nascentes, expondo-as a riscos de erosão, e consequente assoreamento e morte dos olhos d’água”, disse Adílson Simão.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Plínio Ernesto da Silva relata a importância desta ação para promover a educação ambiental entre os moradores próximos a áreas verdes e de preservação permanente.
“Estamos visitando projetos ambientais e áreas públicas que abrigam vegetação nativa, repassando aos coordenadores e moradores próximos as orientações recebidas durante o treinamento que tivemos através da Operação Corta-Fogo, que tem como estratégias de ação prevenir, monitorar, controlar e combater os focos das queimadas. Com o período de estiagem, o período mais seco do ano, que engloba principalmente os meses de junho, julho e agosto, as ações de educação ambiental sobre o tema são de extrema importância e devem ser amplamente propagadas, onde tentamos orientar à população sobre os perigos ocasionados pela prática de queimadas e suas consequências. Orientamos para que, assim que detectado o incêndio, acionem o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, e a Defesa Civil, através do telefone (14) 98194-1828. Esclarecemos que provocar queimadas é crime, passível de penalidades previstas nas legislações ambientais vigentes. Nesta ação, estamos entregando materiais para combater o princípio do incêndio, e orientando como utilizá-los com segurança, enquanto aguardam a chegada do corpo de bombeiros. Esperamos reduzir os danos causados por incêndios em áreas verdes, e conscientizar à população local sobre os riscos e perigos ocasionados pelas queimadas urbanas”, afirmou Plínio.

Fotos: Divulgação
Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata