15 SET 2021
DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos lança campanha para aprovação de emenda parlamentar no enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas
Votação acontece até quinta-feira, dia 16, pelo seguinte link eletrônico: https://www.marinahelou.com.br/edital2022-votacao

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília apresentou o Projeto #PorTodasElas, com o objetivo de conquistar uma emenda parlamentar da deputada estadual Marina Helou, destinada à compra de um veículo tipo Van, com olhar para políticas públicas em direitos humanos para mulheres.
“Esta iniciativa foi aprovada pela deputada e agora disputa com projetos de diversos municípios do Estado de São Paulo. Por isso precisamos dos votos de Marília e região, até dia esta quinta-feira, dia 16 de setembro, pelo link: https://www.marinahelou.com.br/edital2022-votacao”, disse a assessora Luciana Santos.
Objetivo deste projeto #PorTodasElas é levar informações e cidadania aos distritos de Marília, através dos serviços do Disque 100 e Ligue 180, com visitas e ações de cidadania itinerantes, principalmente para as áreas rurais de difícil acesso e às periferias, no intuito de promover o enfrentamento das violações de direitos humanos contra mulheres e meninas.
“Somos atualmente o ponto focal das denúncias anônimas noticiadas à Ouvidoria Nacional do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, pelo Disque 100 e Ligue 180, incluindo os sete distritos localizados em áreas rurais, e comunidades periféricas, e muitos dos serviços públicos ficam concentrados no centro da cidade, nascendo daí a necessidade de se fortalecer as ações para plena garantia dos direitos das mulheres e meninas, como também da pessoa idosa, pessoa com deficiência, criança e adolescentes, entre outros entes acobertados pelo manto protetor da nossa secretaria”, afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.
Dados do Disque 100 e do Ligue 180 apontam que durante ano de 2020, período de início da pandemia, foram 258 casos atendidos, sendo 56,2% são mulheres e 43,8% são homens. Já no ano de 2021, nos meses de janeiro a agosto houve um aumento significativo de 234 denúncias, chegando a 90,69% comparado ao ano de 2020.
Só neste ano, relacionado ao público feminino os atendimentos das denúncias são de 63,25%.
“Estes dados realmente mostram que precisamos chegar até essas mulheres, divulgando Disque 100 e o Ligue 180 Municipal que pactuamos com a ministra Damares Alves, para garantir seus direitos, levar mais serviços de cidadania e empoderamento feminino, e o veículo Van pleiteado pela Secretaria de Direitos Humanos será mais uma ferramenta itinerante no atendimento, podendo atuar nos quatro cantos da cidade e distritos, inclusive nos finais de semana, recebendo denúncias”, disse o prefeito Daniel Alonso.

VOCÊ JÁ VOTOU?
Não deixe de participar: esse é o momento em que você escolhe para onde vai o dinheiro do nosso Estado!
E pra votar é muito simples! Veja o passo a passo que a gente preparou pra te ajudar: https://bit.ly/comovotar-emendas2022
Vem com a gente! Acesse, vote na nossa cidade, MARÍLIA #PorToDasElaS, e compartilhe esse post para que mais pessoas participem!