Clique aqui e consulte nossas políticas.
20 MAI 2024
DIREITOS HUMANOS
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília garante assistência, acolhimento e atendimento de saúde às famílias do programa de remoção do CDHU
Objetivo é orientar moradores e prosseguir com os atendimentos sociais e médicos, amparando idosos, cadeirantes, mulheres grávidas e crianças
A Prefeitura Municipal de Marília em ação conjunta com as Secretarias Municipais da Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social, a Defesa Civil e a Procuradoria Geral do Município desde o dia 22 de abril de 2024, há exato um mês, garante o cumprimneto do cronograma de ações de assistência social, acolhimento psicológico e atendimento médico às famílias que aceitaram o programa de remoção dos apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em especial, idosos, cadeirantes, mulheres grávidas e crianças. A remoção das famílias do conjunto habitacional ‘Paulo Lúcio Nogueira’, popularmente chamado de ‘predinhos do CDHU’, na zona Sul, ocorre por etapas.

A enfermeira da Unidade de Saúde à Família (USF) do CDHU/São Bento ‘Dr Antônio Mendes Filho’, Alessandra Pessine, junto com a cirurgiã-dentista Liliana Kuabara, que trabalha na unidade há mais de 20 anos e conhece muito bem os moradores, integram as ações e atuam na linha frente na visita às família e, principalmente, na orientação e prestação de serviços à saúde durante o programa de remoção.

“Temos oferecido assistência e acolhimento às famílias neste momento tão triste e usamos de nossos vínculos com essas pessoas para melhor orientá-las, principalmente, sobre atualização de receitas médicas, campanhas de vacinação, oferecemos ainda atendimento aos cadeirantes, idosos e mulheres grávidas e aos pacientes que usam medicamentos contínuos. Os moradores com crise de ansiedade também recebem a nossa atenção. Nosso objetivo tem sido acalmar e orientar a todos, especialmente, os acamados”, ressaltou a enfermeira.

Foco no bem-estar e à saúde dos moradores

Durante esse cronograma de remoção de famílias dos prédios da CDHU o acompanhamento, principalmente, às gestantes, crianças e idosos, tem sido prioridade. “Uma ação solidária onde orientamos a todos sobre quais as UBSs e USFs as famílias podem procurar, escolas onde as crianças possam ser transferidas e assim manter a qualidade de vida e atendimentos assistenciais a todos. Junto com a Defesa Civil estamos visitando caso a caso para melhor atender e oferecer segurança no atendimento à saúde”, informou Alessandra Pessine.

A enfermeira relatou que todo esse trabalho conjunto tem sido tranquilo, compreendido por parte das famílias e totalmente pacífico. “Estamos auxiliando a todos neste momento delicado de remoção juntamente com todas as secretarias municipais envolvidas sem risco e preservando os direitos dessas pessoas que não podem deixar de serem assistidas, especialmente, pelas Secretarias de Assistência Social e da Saúde”, considerou.

Assistência social antes, durante e depois da remoção

O prefeito municipal Daniel Alonso (PL) ressaltou que todas as famílias merecem atendimento prioritário por parte das equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos e Procuradoria Geral do Município. “Nossa meta é que todas as pessoas sejam removidas com total segurança, assistência e que não deixem de ser assistidas pelas equipes médicas das UBSs e USFs. Pessoas que precisam de suplementos alimentares, fraldas, insumos médicos, têm prioridade e vamos continuar monitorando para oferecer o melhor a todos neste momento difícil que estão vivendo”, afirmou Daniel Alonso.

Fotos Divulgação

Noticia predinhos-do-cdhu-prefeitura-de-marilia-divulga-link-para-monitoramento-do
28 MAI 2024 - 17h14
Predinhos do CDHU: Prefeitura de Marília divulga link para monitoramento do auxílio-mudança e auxílio-moradia