04 OUT 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Emei 1, 2... Feijão com Arroz destaca-se em educação ambiental e sustentabilidade
A escola vem desenvolvendo ações que criam a consciência ambiental necessária para formação dos alunos

A Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) 1, 2... Feijão com Arroz destaca-se mais uma vez, incluindo em sua grade curricular ações de educação ambiental que ensinam de forma prática o desenvolvimento sustentável aos alunos, conscientizando-os desde cedo sobre a importância em preservar o meio ambiente.
Através de ações práticas, a Emei 1, 2... Feijão com Arroz vem desenvolvendo ações que criam a consciência ambiental necessária para formação dos alunos, que crescerão sabendo a importância em preservar o meio ambiente, cuidando do planeta para a atual e futuras gerações.
O Educador Ambiental Wilson Hakamada explica a importância destas ações, e incentiva outras escolas a seguirem o exemplo. “Entendemos por educação ambiental os processos por meio dos quais podemos apresentar as nossas crianças habilidades que constroem valores sociais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. As ações desenvolvidas pela Emei 1,2... Feijão com Arroz vão ao encontro dos apelos mundiais para promoção da sustentabilidade. Além de termos ações práticas que favorecem o planeta imediatamente, estes trabalhos desenvolvidos pelos educadores desta Emei estão formando cidadãos que levarão adiante esta consciência, preservando o meio ambiente para as futuras gerações.”
Fabiana Cruvinel, diretora da Emei 1, 2... Feijão com Arroz, explica os objetivos destas ações: “Como educadores temos a responsabilidade de ensinar às crianças a importância em cuidar e preservar do nosso meio ambiente. Ações que pareçam simples, quando somadas a todas outras ações desenvolvidas em vários locais simultaneamente, causam um grande impacto positivo ao planeta. Temos como meta aplicar a educação ambiental sempre que possível, nas diversas formas de ensino promovido pela Emei 1, 2... Feijão com Arroz, desenvolvendo ações que ensinam, e, ao mesmo tempo, tragam benefícios ao meio ambiente. Reutilizamos materiais, plantamos, conversamos sobre a importância que o meio ambiente exerce em nossas vidas, criamos atividades que permitam o envolvimento do tema de forma transversal e interdisciplinar, no intuito de formar a consciência necessária aos nossos pequeninos, para que cresçam conscientes de suas responsabilidades nos cuidados do planeta. A educação ambiental é o único caminho para mudarmos a atual situação negativa pela qual passamos relacionadas às degradações ambientais e suas consequências sentidas através do aquecimento global, escassez dos recursos hídricos, poluição do ar, dentre outras sensações que causam danos aos seres vivos, refletidas em graves problemas à saúde”, afirmou a diretora.
A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que o ensino se converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia dos alunos para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais equitativa, solidária, democrática e mais participativa, e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade. - (Cúpula das Américas, 1998).

Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021