29 OUT 2021
SAÚDE
Prefeitura promove 1º Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Participaram do encontro 72 profissionais que desenvolvem trabalhos nos serviços municipais de saúde

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 26 e 27 de outubro (terça e quarta-feira) o “1o Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” (PICS).

Participaram do encontro 72 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, educadores físicos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

São profissionais que desenvolvem os trabalhos nos serviços municipais de saúde: Atenção Primária (Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde), Serviços Especializados e Equipes Multiprofissionais.Trata-se de encontro inédito na história de saúde coletiva e do SUS no município de Marília.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, e a diretora de Serviços Administrativos de Saúde, Edinalva dos Santos Nascimento, abriram o evento acolhendo aos convidados e profissionais e pontuaram sobre a importância e avanço do tema.

Citaram convênio assinado entre Prefeitura de Marília e ACC (Associação de Combate ao Câncer), onde serão ofertadas Práticas Integrativas e Complementares às pessoas diagnosticadas com câncer e aos seus familiares e processo de formação para os profissionais, a fim de ampliar este cuidado e olhar em toda rede municipal.

Aspectos científicos e de execução das PICS foram ricamente abordados no encontro pelos convidados Dr. Robson Quitério, docente da Unesp; Dra. Maria Elizabeth da Silva Correa, docente da Unimar; Dr. Luiz Eduardo Galvani, médico acupunturista da Policlínica; e Eduardo Maurício da Silva, biomédico e coordenador terapêutico das PICS na ACC.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com atendimentos em Acupuntura pelo médico Dr. Galvani , na Policlínica, e com uma farmácia de manipulação que desenvolve fitoterapia. Pretende-se otimizar os pontos focais já existentes e ações visando à implantação na Atenção Primária e nos Serviços Especializados.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares regulamenta no SUS: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Edinalva Nascimento, diretora de Serviços Administrativos da Secretaria da Saúde, lembra que uma das abordagens que se pretende atingir é a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

O secretário municipal de saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, ressalta que a decisão por investir no aprimoramento e implantação das PICS se baseia em evidências que descrevem o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração – ao modelo convencional de cuidado – de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.
Os profissionais participantes do Encontro emitiram avaliação positiva e demonstraram interesse e motivação. As responsáveis pela organização do evento e condução do tema na Secretaria Municipal de Saúde são: Gisele Gomes, enfermeira e supervisora da Policlínica; Carolline Ramos Lima Matias, enfermeira encarregada da Saúde do Adulto; Leiliana Moreira Alves Claudio, encarregada da Fonoaudiologia; e Ana Claudia Tolentino, psicóloga responsável pelo Nepem (Núcleo de Educação Permanente de Marília).