03 NOV 2021
SAÚDE
Prefeitura inaugura as duas primeiras unidades do Serviço de Residência Terapêutica
Objetivo é entregar outras duas unidades no próximo ano e mais duas em 2023
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugurou oficialmente na tarde desta quarta-feira, dia 3 de novembro, as duas primeiras unidades do Serviço de Residência Terapêutica, que recebem as pessoas egressas das alas psiquiátricas dos hospitais – as unidades já estavam funcionando desde o final do mês de abril.
A primeira unidade, denominada Residência Terapêutica “Girassol” fica na rua Bartolomeu Bueno, 167, no bairro Maria Izabel, e atende moradores do sexo masculino.
Já a outra unidade chama-se Residência Terapêutica “Azaleia” e está localizada na rua Antônio Augusto Netto, 463, no bairro Fragata, e atende a demanda do sexo feminino.
As residências têm capacidade de abrigar total de 20 moradores, sendo dez em cada uma, funcionando 24 horas de segunda a domingo, contando com uma equipe de 21 colaboradores, entre cuidadores, técnicos de enfermagem, auxiliares de cozinha e auxiliares de serviços gerais.
As unidades são geridas pelo IBC (Instituto Brasileiro de Cidadania), que foi o ganhador do chamamento público da Prefeitura de Marília.
As solenidades de inauguração contaram com as presenças do prefeito Daniel Alonso; dos secretários municipais Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde), Delegado Wilson Damasceno (Direitos Humanos) e Vicente Moraes (diretor de Habitação); da supervisora da Saúde Mental, Sátia Regina Alves; da ex-supervisora da Saúde Mental, Simone Cotrim; e da coordenadora do Caps, Carolina Guizardi Polido; além de representantes do HEM (Hospital Espírita de Marília).
Estiveram presentes também o gestor do IBC, Marvyn Rodrigues da Silva; a coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Talita Prevelato Bigeschi; a diretora de Serviços Administrativos da Secretaria da Saúde, Edinalva Neves Nascimento; e as representantes da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Daniele Sucaria Rocco (secretária adjunta) e Adriana Tognoli (coordenadora da Sala ComVida).
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância do Serviço de Residência Terapêutica. “A saúde mental já tinha uma demanda grande e certamente vai crescer muito agora no pós-pandemia. E temos que estar preparados para atender essas pessoas com toda dignidade e qualidade. Aqui é a casa deles e vamos ampliar esse projeto. A nossa intenção é implantar mais duas unidades no ano que vem e outras duas em 2023. Agradeço a todos que colaboraram e que tornaram possível esse projeto grandioso em nossa cidade.”
A ex-coordenadora da Saúde Mental em Marília, Simone Cotrim, que se aposentou recentemente, afirmou esse serviço é um grande marco da gestão do prefeito Daniel Alonso. “Marília avançou muito na saúde mental durante o governo do prefeito Daniel e essas unidades são um marco na gestão dele. Tudo foi feito com muito amor e zelo. Tenho muito orgulho desse trabalho e desejo o melhor para todos esses moradores, bem como a todos que trabalham em prol da saúde mental.”
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, afirmou se tratar de um dia especial para Marília. “Foi realmente uma batalha árdua com o chamamento público e agora ver as casas funcionando a todo vapor nos enche de alegria. As unidades já estavam atendendo esses moradores desde o final de abril, mas em razão da pandemia, só agora pudemos inaugurar de forma oficial. E como o prefeito Daniel já garantiu, iremos ampliar esse projeto, colocando em funcionamento mais unidades do Serviço de Residência Terapêutica.”
O gestor do IBC, Marvyn Rodrigues da Silva, falou da importância do trabalho. “Nós do IBC só temos que agradecer Marília pelo voto de confiança na nossa equipe e por essa oportunidade de trabalhar pela saúde mental. Estamos muito felizes e podem ter certeza que faremos sempre o melhor por essas pessoas que precisam desse acolhimento”.

SOBRE O IBC
O IBC (Instituto Brasileiro de Cidadania) é uma organização privada, sem fins lucrativos. Com ideologias de desenvolvimento sustentável público-social nas diversas áreas do setor público, possui visão e atendimento de melhoria da gestão pública brasileira em suas políticas públicas. Foi fundado em 6 de maio de 1969 como uma Associação de Amigos de Bairro, atuando, inicialmente, no Bairro de Vila Menck, na cidade de Osasco/SP.
Ao longo dos anos, e com o sucesso na defesa dos interesses dos moradores de Vila Menck, ocorreu a necessidade da referida Associação expandir seus horizontes e alçar voos não só em prol de uma determinada comunidade, mas sim em prol de toda a população.
Assim, com a soma de esforços dos antigos associados e a conjugação de novos ideais e ideias, nasceu o IBC.

FORMAS DE ATUAÇÃO
As formas de atuação do IBC vêm através de contratos de Gestão, convênios, parcerias, elaborar, acompanhar e apoiar projetos de interesse público, desenvolvendo metodologias, capacitando, agilizando e canalizando todos os recursos envolvidos na aplicação de políticas publicas nas áreas de sua competência.
O IBC tem por objetivo firmar parceria com instituições públicas e privadas na elaboração, acompanhamento e gestão de projetos nas áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento humano e socioeconômico.

Fotos: Julio Cesar de Carlis