19 NOV 2021
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Marília é a 17ª cidade em ranking de 140 municípios de interesse turístico do Estado

O Prefeito Daniel Alonso está comemorando a classificação de Marília em 17º no ranking de Municípios de Interesse Turístico, o MIT. Ao todo, são 140 municípios que possuem esse título em todo o Estado de São Paulo. A conquista do MIT ocorreu em 2018.

O Estado de São Paulo é pioneiro na política pública de transferência permanente de recursos para obras e melhoria de infraestrutura turística. A iniciativa é dos anos 1940, quando passaram a ser criadas as Estâncias Climáticas, Balneárias, Hidrominerais e Turísticas que têm acesso a recursos por meio do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos.

A mais recente atualização legal desse sistema é Lei Complementar Nº 1.261 de 29 de abril de 2015.  Estabelece as condições indispensáveis para a classificação dos agora denominados Municípios Turísticos – que são classificados em Estâncias Turísticas e criando a titulação de Município de Interesse Turístico – MIT.

A mesma lei fixou o número de cada tipologia, sendo 70 Estâncias Turísticas e 140 MITs, e definiu os critérios de titulação dos municípios como de Interesse Turístico. As análises do mérito dos pleitos são feitas pelo Grupo de Análise Técnica dos Municípios Turísticos – GAMT.

Foi estabelecida a necessidade do Ranqueamento, a ser feito de três em três anos, determinando quais MITs podem ser elevados à categoria de Estância e quais dessas perderão a titulação, passando a serem MITs. Os critérios para esse ranqueamento são técnicos e baiseiam-se em 04 dimensões:

1-Dimensão de fluxo turístico;
2-Dimensão de atrativos turísticos;
3-Dimensão de infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos.
4-Dimensão de ações de turismo (normativo-institucional), sustentabilidade, acessibilidade e legislação.

O secretario de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico Nelson Mora ficou satisfeito e acredita que esse posicionamento pode melhorar nos próximos meses, pois a entrega  da reforma do Museu de Paleontologia, advinda da primeira verba recebido por Marília, está a ser  entregue no próximo mês de fevereiro.

“A Revisão do Plano Diretor de Turismo está sendo finalizada, e assim que aprovada pela Câmara dos Vereadores será encaminhada a Assembleia Legislativa e Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo”, disse o secretário.

“Esses dois pontos deverão fazer com que nossa posição suba ainda mais nesse ranking garantindo a continuidade do recebimento dessa verba que refletirá em qualidade de vida para a população e atratividade maior para os turistas da região e oportunidades de empregos e investimentos na área”, disse o Prefeito Daniel Alonso comemorando a posição.

Segue em anexo parte da tabela com os municípios mais bem colocados no ranking

Fonte das informações: DADETUR / Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de SP

Foto Cachoeira: Wellignton Indio

Foto Vale: Gustavo Melges