27 MAI 2022
Bióloga conclui cadastramento das abelhas existentes no Projeto Doce Futuro
O cadastramento das abelhas inicia os trabalhos da bióloga, que realizará, ainda, o levantamento de toda fauna e flora existente na área.

A bióloga Patrícia Pereira da Silva concluiu o levantamento das abelhas existentes no Projeto Doce Futuro. Ao todo, 12 espécies sem ferrão foram identificadas, colaborando diretamente com a polinização das plantas e alimentos. Um dos meliponicultores do Projeto, Fernando Garcia, explica a importância deste trabalho:

“Em julho do ano passado, esta área encontrava-se totalmente degradada pelas queimadas urbanas e pelo descarte irregular de lixo. Dez meses depois, recuperamos 4 nascentes, plantamos quase 8 mil árvores, desenvolvemos uma horta urbana em parceria com o senhor Valdomiro Lima de Novaes, além de introduzirmos o sistema agroflorestal, coordenado pelo senhor João Carlos Tramarim. Agora, através deste trabalho voluntário, a bióloga Patrícia tem nos auxiliado na realização do inventário da fauna e flora local, onde estamos cuidadosamente estudando a recuperação da área, priorizando a permanência das espécies nativas. Em menos de um ano, já temos 12 espécies de abelhas nativas introduzidas no local, e pretendemos chegar a 49, todas sem ferrão, sendo estas, responsáveis pela polinização do nosso bioma de mata atlântica. É um grandioso trabalho realizado pela bióloga, que enriquece e engrandece ainda mais esses projetos pioneiros em nossa região.” Explica Garcia.

Segundo a bióloga, este trabalho apenas inicia o levantamento de toda espécie de fauna e flora existente na área:

“É um trabalho minucioso, dia a dia, metro por metro. Exige paciência e boa observação. Mas é recompensador, quando analisamos os impactos positivos que este ecossistema traz para a região. Além das abelhas, farei o cadastramento da flora, e vamos estudar os insetos, inclusive, criando um insetário com as espécies encontradas sem vida nos projetos, uma vez que este espaço será utilizado para replicar a educação ambiental aos alunos da rede de ensino, que visitarão o projeto e poderão observar este material, conhecendo as espécies nativas do local.” – relata Patrícia.

Johnny Thiago Santana, também meliponicultor do Projeto Doce Futuro, destaca a importância desta etapa do levantamento realizado:

“Temos espécies como a Lambe-Olhos, a Melípona Bicolor, Mandaçaia, Uruçu-amarela, Jataí, Tubuna, Borá, dentre outras. As abelhas são responsáveis por 76% da polinização dos alimentos e demais plantas existentes. Como estamos em uma área que possui diversas espécies da flora regional, incluindo árvores, grãos e hortaliças, temos um equilíbrio ambiental que permite a recuperação natural da vegetação nativa. Nosso próximo avanço será cultivar ervas naturais, que tragam benefícios à saúde e contribuam para a qualidade do mel produzido por estas abelhas. Além de trazer alunos para conhecerem estes projetos, pretendemos levar para as escolas colônias e plantas específicas para alimentação das abelhas, aumentando o alcance dos polinizadores, formando corredores e, desta maneira, melhorar a qualidade produtiva das nossas plantas em toda cidade. Lembrando que são abelhas sem ferrão, e não causam danos aos humanos e animais.” – Finaliza Johnny.

Os Projetos Doce Futuro e AgroFloresta recuperam uma imensa área localizada no bairro Maracá, zona norte do município, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente.

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata
Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros