28 JUN 2022
DIREITOS HUMANOS
Secretaria de Direitos Humanos vai promover Workshop para trabalho com foco na diversidade
As inscrições estarão abertas de 28 de junho a 11 de julho através do link: https://forms.gle/PRcgZvNGb1zofvmv6

Workshop é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos, através do Núcleo de Diversidade e Ações Afirmativas em Direitos Humanos – NUADH e SINDIMMAR, em parceria com SENAC de Marília e o Conselho da Promoção da Igualdade Racial, objetivando a preparação para o trabalho com foco na Diversidade, Cidadania e Inclusão, voltado à comunidade LGBTQIA+ de Marília.
No dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+.
São feitas inúmeras celebrações ao longo do mês, comemorando conquistas, combatendo a violência e preconceito através de reflexões e debates relacionados a luta do movimento.
Uma das pautas importantes é a empregabilidade, inclusão e políticas públicas.
Segundo pesquisa realizada no ano de 2021, pelo coletivo #VoteLGBT+, os principais impactos que atingiram a comunidade nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, foram a piora da saúde mental, afastamento da rede de apoio e falta da fonte de renda.
Atendendo às demandas deste importante movimento a NUADH, SENAC e SINDIMMAR se uniram na realização do workshop de preparação para o mercado de trabalho: Diversidade, Cidadania e Inclusão, e as inscrições estarão abertas a partir de 28 de junho a 11 de julho através do link: https://forms.gle/PRcgZvNGb1zofvmv6.
Em princípio, as inscrições serão somente para pessoas acima de 18 anos.
“Após levantamento do perfil do público alvo, seja de nível fundamental ou médio, o SENAC também se preparará para receber outras faixas etárias e promover workshop sempre qualificado e humanizado para todos”, disse Alessandro, coordenador do Senac.
Segundo o secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, “é muito importante promover práticas que estimulem o exercício da cidadania e direitos humanos a esta população que sofre com o preconceito. Nosso papel, enquanto gestores públicos, é articular pontes para novas parcerias de promoção da inclusão de gênero, fortalecendo ainda mais o combate à desigualdade”.
Iniciativas como esta colocam em prática 3 dos 17 itens de desafios dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da ONU, com meta de cumprimento até o ano de 2030, pactuada com os países e que envolve estados e municípios, sendo essas: o de nº 5 - igualdade de gênero, nº - 08 trabalho decente e desenvolvimento econômico e nº 10 - redução das desigualdades sociais.
Para o coordenador do Núcleo de Transmasculidades da Rede Família Stronger e Coordenador do NUADH - SINDIMMAR (Núcleo de Diversidade e Ações Afirmativas em Direitos Humanos), servidor público, Professor Cin Falchi, “a empregabilidade, é um problema de todo/a brasileiro/a, e um desafio ainda maior para a população LGBTQIA+, especialmente para pessoas trans e travestis. Nesse sentido, compor uma parceria formativa com o Senac e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, no apoio e realização da ponte entre nossa comunidade e as empresas da região, é uma grande oportunidade de uma vida mais digna para nossa comunidade e, consequentemente, para toda a população de Marília, visto que temos condições e vontade, enquanto LGBTQIA+, de colaborar para o crescimento de nosso município.”

QUEM PODE SE INSCREVER?
Maiores de 18 anos, alfabetizados, com nível fundamental ou médio, direcionado ao público LGBTQIA+ (Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queers, intersexuais, assexuais, não- binários, outros).
Serão oferecidas vagas gratuitas no workshop de preparação para o mercado de trabalho: Diversidade, Cidadania e Inclusão, com certificação do SENAC.
Inscrições já estão abertas através do link: https://forms.gle/PRcgZvNGb1zofvmv6
Os horários do curso de treinamento serão definidos posteriormente, podendo vir a ser de manhã ou a tarde. O início das aulas será para o mês de agosto do ano de 2022.
A equipe da secretaria de Direitos Humanos, SENAC e NUADH, entrarão em contato com os inscritos, portanto é importante manter os dados atualizados.
Telefone para informações: (14) 3402-4411- Secretaria Municipal de Direitos Humanos - Rua José de Anchieta, nº 95. Horário de funcionamento: 8h até as 17h30.